Imagem de trabalhos de ciências de alunos na EM João Bezerra
Ao todo, 400 alunos da EM João Bezerra da Silva apresentaram trabalhos diversos - Foto: Fernando Silva

Uma feira de ciências movimentou nesta terça-feira (01/11) a Escola Municipal João da Silva Bezerra, na comunidade da Divinéia, Barra de Maricá. As oito salas de aula e o refeitório da unidade viraram espaços de exposição, onde os 400 alunos do Ensino Fundamental (da Educação Infantil ao 9º ano) mostraram diferentes trabalhos sobre o tema “Ação com Ciência: Aprender e Preservar”.

O evento foi aberto com os alunos cantando o Hino Nacional e pela apresentação de uma banda pop formada também por eles. Nas salas de aula, explicavam aos visitantes tópicos que iam desde o corpo humano, eletricidade e divisão líquida através da densidade até formas feitas com raio laser através da voz. Em um deles, alunos prepararam um pequeno questionário sobre a cidade de Maricá, onde três acertos davam como prêmio um exemplar de sabão biodegradável feito pelos estudantes.

Para os alunos, a feira é uma oportunidade de mostrar o aprendizado fornecido durante as aulas. “Aqui eu aprendi coisas que são úteis para o nosso dia a dia e que fazem entender melhor como elas funcionam”, relatou Ana Carolina Castelo Branco, de 15 anos, aluna do 9º ano e moradora da Barra, que mostrou como as densidades de líquidos se dividem num único recipiente. Outro aluno, Kaio Bernardino, de 13 anos, acha necessário repassar o conteúdo aprendido em sala. “É uma informação que eu acho importante que outras pessoas conheçam. Para mim, esses eventos tinham de acontecer em outras escolas”, sugeriu ele, que estuda no 8º ano e mora em Guaratiba.

De acordo com a diretora Simone Reis, esse é um dos muitos projetos mantido pela escola, que incluem até um estúdio de rádio operado pelos alunos. O próximo evento, marcado para o dia 6 de dezembro, será o ‘Calculando’ – uma adaptação do conhecido ‘Soletrando’ voltada para a Matemática. Nele, estudantes do 6º ao 9º ano escolhidos pelas turmas respondem a questões da disciplina ministradas durante as aulas. “Essa é a nossa filosofia. Nós cremos que projetos como esses, que envolvem a participação efetiva deles, criam um ambiente de aprendizado ininterrupto e integração entre eles e a nossa equipe. Isso se reflete no aprendizado, na disciplina, no comportamento e, claro, no rendimento deles”, avalia a diretora.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here