Imagem da festa da Paraíba na EM Darcy Ribeiro
Festa na Darcy Ribeiro teve comidas típicas, artesanato e dança da Paraíba

A Escola Municipal Darcy Ribeiro, promoveu nesta sexta-feira (23/09), o evento “Encantos da Paraíba”, tema escolhido pela unidade escolar dentro do programa “Feira Regional de Alimentos” proposto pela Secretaria Municipal Adjunta de Educação de Maricá, para representar os 27 estados brasileiros. Cerca de 100 alunos de uma turma do quarto ano e duas turmas do quinto, além do Programa + Educação, trabalharam durante quase um mês ensaiando músicas, produzindo artesanato, e testando receitas da culinária regional para a festa. O público aplaudiu a apresentação de canções como “Paraíba, mulher macho”, de Luiz Gonzaga e pode degustar quitutes como cuscuz de calabresa, bolo de baeta, tapioca com charque, arroz doce, e outras guloseimas.

“Sou paraibana, da cidade sertaneja de Desterro. Minha mãe, Rita, fazia panelas de barro na minha terra, para sobreviver. Vim pequena para o Rio, mas preservo minhas raízes. A Paraíba tem homens e mulheres valorosos, e já deu um presidente da República, Epitácio Pessoa, além de intelectuais como Ariano Suassuna, entre outros”, disse a diretora da escola, Maria Vanda Timóteo.

As professoras Alexandra Alves, Ana Nascimento e Patrícia Oliveira, além da regente Isabelle Nunes, orientaram os alunos na confecção de artesanato como cerâmica, xilogravura (cordel), desenho e pintura. além da parte musical. “Foi gratificante ensaiar os cantores e os músicos”, diz Isabelle, que é professora de canto coral e ensinou a garotada da Banda de Tambores da escola tocar zabumba, triângulo e agogô. Camila Mesquita, 11 anos, aluna do sexto ano do + Educação, ainda solou “Asa Branca”, acompanhada ao violão por Samuel Linhares, 15 anos, aluno do sétimo ano da escola. “Vamos programar para que essa turma se apresente no encerramento do programa”, disse a diretora Maria Vanda.

A monitora do + Educação Vanusa Alencar, 48 anos, paraibana de Catolé do Rocha, é mãe de Vítor Alencar, 14 anos, aluno do oitavo ano. “Sou da terra do cantor Chico César”, diz Vanusa. “Ajudei a preparar os chapéus de cangaceiro. Foi muito legal”, completou  Vítor. A culinária regional deu um toque principal ao evento. “A Feira Regional de Alimentos aconteceu em maio, continuou em julho e setembro, e terá seu encerramente provavelmente no dia 21 de outubro, com participação de toda a rede escolar”, adiantou a coordenadora de Nutrição da Secretaria, Laurice Bittencourt.

O evento encerrou com palestra sobre Alimentos Saudáveis, ministrada pela nutricionista convidada Lidiane Lavor, do Núcleo de Apoio Integral à Saúde da Família (Naisf), da Secretaria Municipal Adjunta de Saúde.

Imagem da festa da Paraíba na EM Darcy Ribeiro
Comidas típicas e a rica cultira paraibana na EM Darcy Ribeiro