Imagem da reunião do projeto Papo Legal
Projeto Papo Legal foi avaliado com docentes da EM Joaquim Lopes Fontoura

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social – em parceria com a pasta de Educação – apresentou, nesta quinta-feira (22/09), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, o projeto “Papo Legal” para o corpo docente da Escola Municipal Antonio Lopes Fontoura, de Itapeba. A ação já vem sendo desenvolvida desde maio de 2016 com a turma de aceleração da aprendizagem, com diversas atividades sociais e educativas levando temas da realidade dos alunos de uma forma mais leve, divertida e reflexiva.

A subsecretária de Atendimento à criança e ao Adolescente, Sylvia Cantuária, iniciou a apresentação mostrando os cinco encontros que ocorreram (todos terminando sempre com uma roda de conversa). O primeiro foi passado o filme “Na quebrada”, que retratou a trajetória de vida de alguns jovens da periferia. No segundo encontro, a equipe fez um jogo lúdico com os alunos para debaterem e trocarem experiências sobre os problemas reais e planos futuros de cada um. Já na terceira atividade foi organizado um grande “jogo da vida” na quadra do CEU, no qual foram agregados valores sociais, afetivos e de cidadania. A atividade do quarto encontro foi um futebol e queimado com direito a torcida e algumas regras a serem respeitadas para ganharem pontuação e uma medalha no final. A quinta ação teve cunho esportivo, já que estava na época das olimpíadas. Os alunos assistiram ao filme “A Grande Vitória”, que conta a história de um lutador que não conheceu seu pai e a uma apresentação de karatê com atletas maricaenses.

Os psicólogos Joanna Soares e Fábio Mendes e o assistente social Leonardo Fontainha destacaram a importância do trabalho em conjunto com professores e alunos para que aja um fortalecimento maior e que o objetivo final seja atingido. “Quando identificamos que a maioria das crianças que ficavam o dia inteiro na quadra do CEU era do Antonio Fontoura, percebemos a necessidade de ir até à escola para desenvolvermos um projeto para acolhê-los de alguma forma”, disse Joanna. “O nosso papel é de buscar e investigar a realidade de cada criança que tenham este perfil de vulnerabilidade e com alguns tipos de negligências familiares, para criarmos estratégias de socialização e inclusão destes como sujeitos de direitos” explicou o psicólogo Fábio. Leonardo destacou a importância da interação do trabalho do “Papo Legal” junto com os conteúdos em sala de aula. “Nosso intuito é trabalhar a parte comportamental e emocional dos alunos, para que eles cheguem a sala de aula com conceitos de menos violência e mais diálogo, respeito ao próximo e o saber escutar para ser ouvido. Unir o olhar social com o educacional,” contou.

Para a professora de aceleração, Claudia Garcia, estas ações têm ajudado muito na parte pedagógica. “É óbvia a mudança dos alunos após participarem das atividades do projeto. Durante uma semana é comentado e aguardado o próximo encontro entre eles. Eu aproveito e faço debates e trabalhos relacionados com que eles viveram nos encontros e todos cooperam com atenção e dedicação,” relatou Claudia. O diretor adjunto da E.M. Antônio Lopes Fontoura, Marcos Augusto da Silva afirmou que toda a equipe do colégio está à disposição para continuar o projeto.

O próximo encontro está marcado para o dia 29/09, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), e o tema será sobre os estados brasileiros, com orientações e propostas especiais para a turma de aceleração de aprendizagem.

imagem da reunião sobre o projeto papo legal no CEU
O projeto Papo Legal foi realizado em cinco etapas

Este conteúdo é protegido.