Imagem do estande de Maricá no espaço Olímpico
Equipe da Codemar no Espaço Olímpico

Maricá está participando das olimpíadas dentro do Espaço Rio 2016, destinado a mostrar o melhor que o estado tem a oferecer. Instalado no Boulevard Olímpico, o local fica em um armazém histórico na região portuária – em frente à estação Utopia/ VLT e ao Galpão da Utopia, onde hoje está instalada a exposição NBA, da liga de basquete dos EUA. São 7 mil metros quadrados de área e no estande do Espaço Rio 2016 cinco municípios estarão se apresentando de cada vez. A participação de Maricá se dará desta sexta-feira (12/08) a 16 de agosto, com esquipes da Secretaria Municipal Adjunta de Desenvolvimento Econômico e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Maricá (Codemar), que organizaram a participação da cidade, distribuindo material de divulgação turística que mostra seu potencial nesse setor e os avanços dos últimos anos tanto nessa área quanto na economia, nas políticas sociais e de proteção ao meio ambiente.

Além da participação com material gráfico, a Prefeitura de Maricá faz apresentações periódicas do vídeo institucional produzido no início desde ano, em revezamento com os demais 26 municípios participantes. O vídeo também é exibido na área lateral do estande, em um telão no local onde é apresentado os Jogos. O Espaço Rio 2016, aberto ao público, funcionará até o encerramento das olimíadas e, além da participação dos municípios, oferece simuladores de escalada, luta de boxe e vôlei (saque), uma sala com telões de LED em 360 graus para passeios virtuais por paisagens cariocas, além de um pebolim (totó) humano. O evento, sempre lotado, está recebendo turistas, empresários, representantes da diplomacia internacional e de governos participantes.

O evento ajuda, ainda, a conectar investidores, empresários e executivos de agências de desenvolvimento e fomento – daí o interesse da participação de Maricá, que já participou, através da secretaria e da Codemar, das feiras internacionais de investimento imobiliário Mipim, em Cannes (2014 e 2016) e da Expo Italia Real Estate (Milão, 2013). Haverá, ainda, debates e mesas redondas com discussões e painéis sobre o futuro da moda, do turismo e da tecnologia. A previsão dos organizadores é a de reunir cerca de 3,5 mil empresários, investidores e autoridades de todo o mundo no local. O Espaço Rio 2016 fica na Central Técnica de Produção do Teatro Municipal, na Avenida Rodrigues Alves, 303, e está aberto das 10h às 19h.