CRAS entregam de certificados com festa junina

Durante toda semana passada (27/06 a 01/07) os oito Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Maricá realizaram atividades de encerramento de cursos do primeiro semestre. Em cerca de quatro meses foram realizados cursos e oficinas geradores de renda de desenho, biscuit, panificação, corte de cabelo, manicure, jardinagem, entre outros. As unidades comemoraram a entrega dos certificados com festas juninas que incluíram danças típicas e exposições dos trabalhos dos alunos.

A primeira culminância aconteceu, na segunda-feira (27/06), nos CRAS CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), na Mumbuca, e CRAS Santa Paula (que está em funcionamento temporariamente na Rua 05, Lt. 01, A2, Qd. 19 – Inoã). No dia seguinte (28/06), foi a vez dos CRAS Jardim Atlântico (em Itaipuaçu) e CRAS São José, onde os alunos puderam assistir uma apresentação da nova oficina de malabarismo. Na quarta-feira (29/06), os encerramentos se deram nos CRAS Região Oceânica e Inoã, na quinta-feira (30/06) no CRAS Centro e na sexta-feira (01/07) no CRAS Itaipuaçu.

Segundo a Secretaria Adjunta de Assistência Social, cursos e oficinas dos CRAS do município têm o objetivo de ajudar as pessoas a buscar conhecimento profissional. Ainda de acordo com a secretaria, os certificados permitem que muitos alunos saiam daqui já empregados em padarias, salões de cabeleireiros ou até com trabalho autônomo, vendendo os produtos que aprendem a fazer no CRAS por conta própria. Os novos cursos e oficinas foram iniciados nesta segunda-feira (04/07).

Para a formanda de biscuit no CRAS São José, Adriana de Souza, de 36 anos, os cursos são como terapia. “Adoro fazer artesanato e por isto sempre faço um curso aqui no CRAS. Já fiz Fita (bordado), EVA e agora me formei em biscuit. Aqui encontrei amigos verdadeiros, as aulas são uma terapia na minha vida”, relatou. Já para o aluno de panificação, Marcio Fernandes, de 32 anos, o certificado será uma ótima oportunidade para ingressar no mercado. “Quero agradecer aos que sempre me apoiaram para concluir o curso. Agora tenho um certificado nas mãos como garantia de um bom trabalho para o futuro”, destacou Marcio.