Assistência Social desenvolve oficina nutricional “Viva Mais com Saúde” para os usuários dos CRAS

0
629

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social desenvolveu a oficina nutricional “Viva Mais com Saúde” para os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que realizam atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através da alimentação para prevenir doenças tipo hipertensão, diabetes e outros, serão realizadas palestras, avaliações e aulas práticas de culinária saudável. “Nossa intenção é que todos, desde crianças à terceira idade, se preocupem com a alimentação. Além de trabalhar a socialização entre os usuários”, afirmou Luana Menezes, coordenadora do SCFV.

Na semana passada (20/04) foi realizada a primeira palestra da oficina no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Mumbuca. A nutricionista Patrícia Texeira abordou o tema Hipertensão Arterial, apresentando as causas, sintomas e a importância da alimentação saudável para controlar a doença. “Priorizem os temperos naturais como alho, cebolinha, salsinha, limão, orégano, entre outras ervas. Não vou falar para vocês pararem de vez com os alimentos que estão acostumados, mas só o fato de reduzirem as frituras, enlatados e industrializados e adicionarem às refeições diárias pelo menos uma porção de legumes e verduras já é um grande avanço”, afirmou Patrícia. “E lembrem-se o álcool e o cigarro elevam a pressão arterial”, alertou.

Para as alunas de ginástica do CRAS CEU, Rita Duarte, de 48 anos e Maria Augusta Ferreira, de 69 anos, a palestra foi muito esclarecedora. “A nutricionista conseguiu falar de um jeito que entendemos. Foi ótimo. Um dia que valeu a pena”, contou Rita. “Eu adorei as informações que a Patrícia passou. Vou chegar em casa e avaliar a minha dispensa”, disse Maria Augusta.

A secretaria adjunta da pasta, Laura Costa, estava presente na palestra e parabenizou a equipe pela iniciativa. “Nossas vidas são tão agitadas e estressantes que acabamos não dando importância para nossas refeições. Digo sempre que nós somos o que comemos e para evitar as doenças e os diversos remédios, devemos ingerir comidas saudáveis. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto”, declarou Laura.

Ao final da palestra foi aberto o debate para trocas de experiências e esclarecimentos das dúvidas. Os 36 participantes presentes receberam de brinde o “sal de ervas” preparado pela própria nutricionista que prometeu que irá ensinar na prática o modo de preparo no próximo encontro que ainda será marcado.