Saúde faz confraternização com moradores e funcionários no Bairro da Amizade

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família do Bairro da Amizade realizou nesta quinta-feira (17/12), a confraternização de Natal para usuários e funcionários. Na ocasião, houve distribuição e sorteio de brindes, pula-pula, homenagens e foi servido um lanche. Para a coordenadora e enfermeira da unidade, Juciara Onofre, o evento tem o objetivo de celebrar o nascimento de Jesus Cristo e cultivar o amor e a humanização. “Quero agradecer a toda a secretaria, a toda a equipe e a todos que compareceram”, disse. O ponto alto para os adultos foi a apresentação do grupo Fisio Dança, formado por pacientes do posto e profissionais de saúde. A responsável é a fisioterapeuta Tayna Reis. Ela relata que o trabalho é composto de exercícios com alongamento. “Utilizamos a dança com os pacientes por ser mais divertido”, disse. Já o momento mais marcante para a criançada foi a chegada de Papai Noel, que agitou ainda mais ao entregar os presentes.

A população do bairro compareceu e participou ativamente. A dona de casa Rosimery da Silva, 41 anos, levou os filhos. “Isso é muito legal. Assim a população se diverte. Amei”, disse. Maria da Conceição Mendes, de 55 anos também gostou. “Tudo que eles fazem aqui é lindo. É só chegar que a gente é atendida. Tratam a gente muito bem”, elogiou a aposentada. Quem também destacou o serviço da unidade foi a florista Ariadina Lisboa de Mello, de 24 anos. “Estou gestante. Quando cheguei aqui estava deprimida e desesperada. A equipe conversou comigo, todos os funcionários me atenderam bem. Estou muito bem. Faço meu pré-natal e dou nota 10”, declarou. O cozinheiro Cosme da Silva Barbosa, 42 anos, mora há quatro meses no bairro e pela primeira vez participou de uma atividade assim. “Estou muito feliz. Dançar no grupo e fazer as atividades é uma honra para mim”, disse.

Para os médicos que trabalham ali, a felicidade também é imensa. Marcos Pires é clínico geral e comenta que o evento é importante pois saúde não é só doença. “Dessa forma, integramos a comunidade”, avaliou. Para Luiz Manoel Reyes Castellanos, médico do Programa Mais Médicos, do governo federal, com a atividade é possível oferecer felicidade, encontro e solidariedade. “Acredito que essa é uma forma de saúde, pois alivia as doenças”, afirmou. Para participar do grupo de dança da fisioterapia na unidade é necessário avaliação. Informações podem ser obtidas no posto do Bairro da Amizade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.