PNAIC e Projeto Redação 2015 realizam festa de encerramento na quadra CEM Joana Benedicta Rangel

A quadra poliesportiva do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro, teve um dia de muitas emoções no último sábado (12/12) com dois grandes eventos, ambos da Secretaria Municipal Adjunta de Educação de Maricá. Pela manhã, a equipe que atua no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) encerrou suas atividades deste ano com uma exposição de trabalhos dos alunos. À tarde, foi a vez da festa de fim de ano do Projeto Redação 2015 (em parceria com o jornal Folha Dirigida).

Neste último, foram conhecidos também os alunos vencedores da 18ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica e a aluna maricaense melhor colocada na Olimpíada Federal de Matemática, que estuda na Escola Municipal Darcy Ribeiro e conquistou medalha de prata. O Projeto Redação e a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica são coordenados em Maricá pela Superintendência de Projetos Especiais. “Ambos os projetos são importantes apara nós porque estreitam os laços com a comunidade, uma vez que tem o nosso acompanhamento e a interação com os alunos e suas famílias”, ressaltou a superintendente Mônica Sales.

No evento da manhã, as 39 escolas da rede municipal que têm atividades do PNAIC estavam representadas na quadra do colégio. Os trabalhos que foram expostos mostravam o que os alunos apreenderam neste ano através de atividades lúdicas. O secretário municipal adjunto de Educação, Daniel Neto, e o secretário executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues, acompanharam a cerimônia. Os professores e auxiliares foram homenageados pelos estudantes e muitos deles não contiveram a emoção.

“É sempre uma luta que travamos anualmente junto com nossos alunos, mas sabemos que podemos contar com o apoio da secretaria. A festa de hoje é a culminância desse trabalho, por isso emociona. Eu mesma já chorei tudo o que podia hoje”, disse a coordenadora do programa em Maricá, Luciana Vianna. A festa terminou com um show da cantora Jô Borges, acompanhada ao violão por Aldo Correia.