Maricá terá centro cirúrgico e veículo para castração de animais em 2016

Uma sessão pública no plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (10/12) marcou as comemorações pelo Dia Municipal da Proteção Animal, instituído pela lei nº 2345 em 5 de dezembro de 2010. Na ocasião, o secretário municipal adjunto de Proteção Animal de Maricá, Marcelo Vianna, anunciou duas novidades para o setor em 2016: a instalação de um centro cirúrgico para cães e gatos, com capacidade para realizar até 30 operações de castração por dia, e a implantação do chamado “castramóvel”, que será um micro-ônibus com equipamentos que vão realizar o procedimento em diferentes bairros da cidade.

De acordo com o secretário, o centro cirúrgico já foi licitado e deverá funcionar ao lado do prédio da Defesa Civil, na altura do quilômetro 28,5 da rodovia RJ-106. Já o “castramóvel” ainda depende de licitação. Ambos os serviços vão contar com uma equipe de cinco médicos veterinários. Ainda segundo Marcelo Vianna, a proposta de criação de um abrigo para animais de rua está descartada.

“Já é um entendimento comum a todos do meio que os abrigos são, na verdade, estimuladores do abandono dos nossos animais. E o novo centro cirúrgico poderá fazer um primeiro atendimento em caso de algum acidente, mas a finalidade é sempre a castração, estimulando a adoção e a educação dos donos e protetores. Nossa meta é diminuir a quantidade de animais de rua”, pontuou ele.

O ato no plenário do legislativo contou com um bom público e teve palestras como a do subsecretário de Proteção Animal do município do Rio, Mauro Blanco, do titular da pasta em Niterói, Marcelo Pereira, e do presidente da Comissão de Proteção Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Reinaldo Veloso.