Segunda edição do Sarau da Utopia reuniu poesia, musica e dança na Orlando de Barros Pimentel

A segunda edição do Sarau da Utopia, que aconteceu nesta quinta-feira (10/12), na Praça Orlando de Barros Pimentel, movimentou o Centro da cidade. Música, dança e declamação de poesia fizeram parte de um cardápio cultural variado. Realizado pela Secretaria Municipal Executiva de Gestão de Políticas Sociais, o sarau é realizado toda primeira quinta-feira do mês e tem como objetivo fomentar o cenário cultural da cidade. Para o secretário municipal executivo da pasta, Alexandre Rodrigues, o sarau é parte do Festival Internacional da Utopia, evento multicultural que acontecerá de 22 a 26 de junho do próximo ano. “A ideia e conciliar as atividades oferecendo ao público participante uma mostra do que será o festival”, comentou.

Para a compositora Julia Sorrentino, que se apresentou na noite desta quinta-feira, o Sarau tem se mostrado um grande incentivador da cultura local. “Acho sensacional a iniciativa e o clima é delicioso. Este evento é um grande motivador”, comentou. Moradora em Niterói, Sorrentino apresentou suas canções junto com o grupo Amigos da Cultura, formado por funcionários da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciências e Tecnologia.

“O microfone pertence a todos e a todas”, afirmou Pedro Gerolimich, um dos organizadores do evento. A declamação era livre e um varal de poesia com textos de Sérgio Vaz, Manuel Bandeira e Fernando Pessoa, entre outros dava uma “forcinha” aos que não tinham uma em mente. A dona de casa Márcia Almeida Cruz, 57 anos, moradora em Araçatiba, preferiu apenas olhar as apresentações. Segundo ela, estas manifestações são importantes para a cidade. “Gosto de poesia e acho importante este tipo de evento. A timidez não me deixa participar, mas estou adorando”, comentou.

O médico cubano Luiz Manoel, que atende no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, através do Programa “Mais Médicos”, também declamou poesia. A iniciativa, segundo ele, ajuda na união entre as pessoas e no intercâmbio cultural. “Acredito que quem participa destes eventos fica mais feliz, as pessoas trocam ideias e faz com que o povo se sinta melhor”, destacou.

Além das poesias e músicas, as apresentações de dança tiveram seu espaço garantido no Sarau. Teve participante imitando Michael Jackson e outro fazendo demonstração de street dance. Foi uma noite de diversidade cultural e que contou ainda com a presença da drag queen e Rainha LGBT Maricá, Lunah Verdan, que aproveitou para convidar a todos a participar da terceira parada LGBT, que acontecerá neste domingo (13/12) no Centro da cidade.