CRAS São José promove evento do “Outubro Rosa”

0
257
Palestrante abordou temas como autoexame, menopausa, doenças sexualmente transmissíveis e HPV

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São José promoveu, na quinta-feira (22/10), um evento voltado à campanha “Outubro Rosa” para alertar as mulheres e seus familiares sobre o câncer de mama e colo do útero. Em parceria com o Instituto Embelleze de Maricá, cerca de 60 convidados aproveitaram para cortar o cabelo, fazer as unhas, além de uma maquiagem profissional.

Durante o evento, a subsecretária de Atenção Básica e Ginecologista, da Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, Claudia Lima, fez uma palestra sobre a saúde da mulher. Os principais assuntos abordados foram à menopausa e seus sintomas; a realização do preventivo, da mamografia e do autoexame. A subsecretária ainda fez um alerta sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a importância da vacina HPV para evitar o câncer do colo uterino. “É de extrema importância acabar com esta mentira que se formou sobre a vacina de HPV dadas nos postos de saúde. A vacina não altera a saúde da menina, pelo contrário ela já reduziu mais de 90% dos casos de colo de útero, pois produz anticorpos e faz com que o organismo bloqueie o vírus de se expandir nas células da pessoa, evitando o câncer”, afirmou. Claudia também descartou a possibilidade de algumas jovens terem adoecido após de vacinarem. “Isso foi coincidência porque foram analisados os efeitos adversos relatados e nenhum pode ser atribuído à vacina contra o HPV”, completou.

Segundo o coordenador da unidade, Thiago Ribeiro, o objetivo da equipe é multiplicar as informações na comunidade. “O trabalho em equipe é fundamental para atingirmos as metas propostas pelo movimento, quanto mais informações sobre a doença, mais vidas serão salvas”, destacou Thiago.

Para Eninéia Silva, de 61 anos, a palestra da ginecologista a ajudou a esclarecer muitas dúvidas. “Achei interessante o alerta sobre a vacina de HPV. Minha neta de 14 anos acabou não tomando, pois ficamos com medo. Mas agora sei que é necessário para prevenir o câncer de colo do útero”, disse Eninéia. Já a adolescente Juliana Fernandes, de 13 anos, aproveitou o dia para cuidar do visual. “Minha avó me trouxe hoje (quinta-feira) e vou aproveitar para cortar meu cabelo e fazer as unhas. Achei muito interessante a iniciativa do CRAS. Estou pretendendo me inscrever no curso de maquiagem”, comentou.