Prefeitura lança Outubro Rosa em praça do Centro

A Prefeitura de Maricá realizou nesta sexta-feira (09/10) o lançamento do Outubro Rosa – campanha nacional de prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e colo do útero para mulheres no município. Diversas atividades foram realizadas na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Equipes da Secretaria Adjunta de Saúde distribuíram informativos sobre o câncer de mama, exame preventivo, doenças sexualmente transmissíveis, saúde do homem, planejamento familiar, hanseníase e tuberculose. Também houve realização de 75 testes rápidos inclindo para HIV, Hepatite C e de Sífilis, além da distribuição de preservativos. Na barraca da Secretaria Adjunta de Trabalho e Emprego foram feitas inscrições para cursos do Senai e a Secretaria Adjunta de Assistência Social promoveu uma oficina de corte de cabelo, além de orientações sobre o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), programa Bolsa Família e outros benefícios.

A programação continua a noite com os shows gratuitos do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, da Secretaria Adjunta de Turismo. Serão três shows de reggae, pop e rock na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. O cantor Edy Baiano, às 17h, faz uma releitura de sucessos do Skank, Natiruts, Cidade Negra e de Gilberto Gil. Em seguida, Gianne Mello e Sidney Santos incluem no repertório músicas consagradas nas vozes de Ana Carolina, Zélia Duncan, Cássia Eller, Marisa Monte e Rita Lee. Às 20h30, acontece uma apresentação do Wonderful Musical Group, da Secretaria Adjunta do Idoso. A banda Amakina encerra a noite com clássicos do Pink Floyd, Credence Clearwater Revival, The Police e do rock nacional, principalmente de bandas consagradas nas décadas de 70 e 80.

Coordenadora de Políticas para as Mulheres em Maricá, Luciana Piredda destaca que dar visibilidade à campanha e integrar as secretarias com a finalidade de prevenir o câncer de mama é a maior intenção. O encerramento do Outubro Rosa será no dia 30 deste mês com uma caminhada da Praça Orlando de Barros Pimentel até a Praça Conselheiro Macedo Soares. “O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis e leite em pó que serão revertidos para as mulheres vítimas de violência”, disse Luciana.

A maior dificuldade de a mulher praticar o autoexame das mamas está relacionada ao medo de encontrar algo que para ela significaria uma sentença de morte, que segundo a médica ginecologista e subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, não é verdade. “O diagnóstico precoce, muitas vezes, poupa as mulheres da mastectomia radical (retirada completa da mama), retirando-se apenas um segmento, e o melhor, com índices de cura muito elevados”, explicou. A subsecretária acrescentou que o autoexame deve ser feito uma vez por mês. “O período pós-menstrual, quando as mamas estão menos densas, é o mais indicado para o exame. Caso seja detectada uma modificação da textura da pele da mama, semelhante à casca de laranja, a mulher deve imediatamente procurar por um serviço de saúde”, declarou Cláudia.

O Outubro Rosa foi lançado em 1990 por uma fundação americana, em Nova York, pela luta contra o câncer de mama, tendo como principal símbolo a fita rosa. “É muito importante essa ação integrada voltada para a prevenção e elevação da qualidade de vida”, declarou o secretário executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues.

A população compareceu e participou. É o caso a recepcionista Thiara de Oliveira Mendonça, 29 anos, moradora de Ubatiba. Ela cortou o cabelo e recebeu orientações diversas. “Gostei muito dessas atividades. É uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de prevenir e cuidar da saúde”, disse. Quem também aprovou a iniciativa foi Marlene de Almeida Oliveira, 47 anos, moradora do bairro Mumbuca. “Fiz várias atividades da saúde aqui. É um meio para as pessoas cuidarem da saúde”, afirmou a dona de casa.