Saúde faz evento em homenagem aos dias Internacional do Idoso e Mundial da Alimentação

0
186

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizará nesta quarta-feira (14/10), das 9h às 13h, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro, ação em comemoração dos dias Mundial da Alimentação e o Internacional do Idoso. Entre as atividades programadas estão verificação de pressão arterial e de glicemia capilar; avaliação antropométrica (pesar e medir); orientação nutricional para a população em geral, em especial para os idosos; distribuição de preservativos e informativos; orientação postural; massagem relaxante e informações sobre diversos assuntos da saúde.

Além do Programa de Saúde do Idoso (Pasi) e da área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) também estarão presentes os programas Tuberculose e Hanseníase; DST/AIDS/Hepatites virais; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Educação em Saúde; Hipertensão e Diabetes (Hiperdia); Saúde Mental; Combate à dengue (PMCD); Tabagismo e Saúde do homem.

Elisa Simas, coordenadora da área Técnica de Alimentação e Nutrição em Maricá, explica que o Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 1981, a fim de informar a população sobre assuntos relacionados à nutrição. “Esta data é marcada também pela criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e é comemorado em 16 de outubro em mais de 150 países ao redor do planeta”, complementou Elisa. Segundo a coordenadora do PASI, Sheyla Saraiva, todos estão convidados para comemorar também o Dia Internacional do Idoso.  “Para participar é só comparecer. Não é necessário levar documentação”, disse Sheyla.