Macrodrenagem no Jardim Atlântico completa um ano e finaliza primeira etapa

Um ano depois do início da execução do maior projeto de macrodrenagem já realizado em Maricá, a obra que está urbanizando a Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois), no loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, entra na fase final de sua primeira etapa, entre as ruas Hélio Guapyassu de Sá (antiga 66) e Nossa Senhora da Conceição (antiga 86). Nas duas extremidades da via principal, homens e máquinas seguem no preparo para a finalização dos trabalhos.

Em frente à Rua Irene Ribeiro (antiga 84), um grupo de operários prepara uma das peças pré-moldadas para receber uma tampa de bueiro, que dará acesso à parte onde passam as águas pluviais, enquanto um rolo assenta o piso da rua. Entre as ruas 80 e 86, foram feitas marcações dos locais a serem instaladas peças de meio-fio. Na outra ponta, entre as ruas 66 e 68, os últimos retoques também estão sendo dados para que a obra siga ao longo da avenida. De acordo com o secretário municipal executivo de Infraestrutura, Fernando Rodovalho, as peças que compõem a grande galeria abaixo do subsolo começaram a ser instaladas novamente no outro lado, seguindo até a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um).

No total, a rede terá cerca de 4 km de extensão entre a Rua 86 e as imediações da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), beneficiando também as outras vias que receberão redes de drenagem ligadas ao escoamento principal. O investimento total da obra é de R$ 29,9 milhões, dos quais R$ 20 milhões são a contrapartida da Petrobras pela construção do emissário de efluentes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaipuaçu. Por estar situada em uma espécie de bolsão, a região da antiga Avenida Dois era uma das que mais sofria com alagamentos.

Os primeiros movimentos na altura da Rua 86 começaram no dia 3 de outubro de 2014. No dia 6, foram instaladas as primeiras peças pré-moldadas que compõem a galeria – com 4,9 metros de diâmetro, dois metros de altura e 8,5 toneladas de peso -, que escoa a água das chuvas até o desague no rio Bambu.