Agricultura familiar reforça merenda nas escolas do município

Celso da Conceição, de Manoel Ribeiro, fez a colheita de 372 kg de aipim para merenda escolar

Da colheita aos pratos dos estudantes das escolas municipais. Este é o caminho do aipim colhido nesta segunda-feira (24/08) em um sítio no bairro de Manoel Ribeiro. A ação faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e vai possibilitar a ampliação da agricultura familiar no município. Como os produtores da cidade estão cadastrados na Secretaria Municipal Adjunta de Agricultura, Pecuária e Pesca e possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), poderão fornecer à secretaria produtos que possam ser usados na merenda escolar.

Segundo o secretário da pasta, Rubem Pereira, a iniciativa, que teve início na semana passada, será ampliada aos poucos. “Estamos começando com o aipim, mas já na próxima semana iremos incluir o tomate”, acrescenta, lembrando que é necessária e importante a participação dos produtores da cidade. Para isso, a secretaria vai reunir todos os cadastrados para uma reunião. A principal pauta do encontro será a diversificação de culturas. “Além de fomentar a economia local, através da agricultura familiar, vamos fornecer produtos livres de defensivos agrícolas”, ressalta Rubem.

Para Celso da Conceição, 51 anos, que desde muito novo trabalha na agricultura, a iniciativa da prefeitura é muito importante para os produtores rurais da cidade. “Fico feliz em saber que o que faço com carinho vai parar nos pratos das escolas do município”, comentou o agricultor. Nesta segunda-feira, 372 kg de aipim foram levados do sítio para a sede da Secretaria Adjunta de Agricultura, Pecuária e Pesca e de lá serão encaminhados para as escolas municipais, transformando as refeições ainda mais saudáveis.