Saúde faz capacitação para professores do Ensino Fundamental

0
511

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais realizará “Capacitação em Sexualidade” para os professores do Ensino Fundamental II, da rede municipal de ensino. A ênfase será em DST/AIDS, Hepatites Virais e prevenção da gestação em crianças e adolescentes. Um dos objetivos é fazer com que o professor aborde o tema na sala de aula de modo conscientizador e imparcial, aumentando a integração entre a comunidade escolar e os pais dos alunos, além de produzir material educativo de acordo com a faixa etária. 

O curso é gratuito e será dividido em três sábados: 22 de agosto, 12 e 26 de setembro, das 9h às 17h, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Segundo Cláudia Rodrigues, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais, é importante que o professor não apenas domine o conteúdo programático da matéria que é responsável, mas que também tenha conhecimento específico das disciplinas curriculares e habilidades para inserir temas que fogem à especificidade com a qual está habituado a lidar. “O projeto faz parte da minha dissertação de mestrado e o grande desafio é capacitar os professores para desenvolverem um trabalho eficaz e esclarecedor sobre sexualidade na escola com ênfase em AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, tornando-os bem informados e conscientes da importância de sua área", avalia Cláudia. "Dessa forma, poderão ajudar na ação preventiva nas escolas e na diminuição da incidência de DST e HIV na população de jovens e adolescentes, bem como diminuir a gravidez precoce”, completa. 

Entre os palestrantes convidados e confirmados está o diretor do Hospital Universitário Gaffré e Guinle (HUGG), professor Fernando Raphael de Almeida Ferry e o responsável técnico do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e médico do ambulatório de AIDS de Maricá, Marcelo Costa Velho.

Vários temas serão abordados no curso. Entre eles, sistema reprodutor; anatomia; desenvolvimento hormonal do adolescente; fecundação e gestação; DST, AIDS e Hepatites Virais; sexualidades; medidas de prevenção; psicologia do comportamento; drogas e tratamento. Os professores que participarem, complementarão a carga horária com atividades em sala de aula, nas escolas em que trabalham. No final, receberão certificado pela UNIRIO.  

Secretária Municipal Adjunta de Saúde, Fernanda Spitz comenta que o curso é mais uma atividade integrativa de Maricá. “Queremos que os professores tenham mais habilidade para lidar com nossas crianças e adolescentes, em questões referentes à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Nosso principal objetivo é a prevenção”, afirma a secretária.