Secretaria promove "Hora do Mamaço" para reforçar importância do aleitamento

0
614
Hora do Mamaço acontece neste sábado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizou, nesta quarta-feira (05/08), a partir das 9h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro, “A Hora do Mamaço”. O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) promoveu atividade como parte da celebração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que tem como tema ‘Amamentação e Trabalho – Para dar certo o compromisso é de todos’. Na “Hora do Mamaço” todas as mães amamentaram seus filhos e marcaram dessa forma, a importância do ato, sendo este o momento mais emocionante. 

O objetivo é chamar a atenção de mães, pais e sociedade como um todo sobre a importância do aleitamento materno, não apenas durante os seis primeiros meses, mas também após esse período. ”A Hora do Mamaço é um evento que acontece em cidades brasileiras, através de um grande movimento de sensibilização nacional em relação à importância de amamentar. Mais de 25 cidades já estão engajadas para reunir mães e bebês em um movimento de amamentação pública e pacífica para a conscientização da sociedade do ato de amamentar”, declarou a coordenadora do PAISMCA Maria Magdalena Kelly, destacando ainda que as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Maricá acontecem dos dias 3 ao dia 7 de agosto. 

Durante o evento foram proferidas palestras de médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas e abordados assuntos diversos tais como alimentação complementar, erros da amamentação e a posição correta, e importância do aleitamento materno. Andreia Faro, pediatra e uma das palestrantes, afirmou que muitas vezes as mães ficam em dúvida em relação à amamentação. “Não sei pegar, o leite é fraco, tem leite de menos. Isso existe na nossa mente. O nosso corpo fornece o leite que a gente acha que vai fornecer e que o bebê está querendo sugar. Não fiquem tristes se isso acontecer. Uma gota de leite que a mãe oferece ao filho é uma gota de felicidade que contém substâncias que nenhuma medicação ou leite artificial tem”. 

A população fez perguntas e aprovou a iniciativa. Ana Paula de Arruda tem 31 anos e é mãe de cinco filhos. Para ela, participar da ação foi oportunidade para tirar dúvidas. “Meu filho Marlon está com quatro meses. O leite materno é muito importante para o bebê, por isso estou aqui”, disse. Mãe da recém-nascida Maria Luiza, Luciana Silva de Oliveira, de 34 anos, fez parte do grupo de gestantes e estava na ação. “Participo de tudo. É sempre bom aprender”, comentou. Para Beatriz Penelopi, 21 anos, mãe de Ághata que tem dois meses, o evento serviu para tirar muitas dúvidas. “Gostei de tudo. Além de aprender, há o incentivo para a amamentação, pois ao amamentar minha filha, ela fica mais saudável ainda”, afirmou. A secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, reforçou a importância do evento. “A amamentação é uma ato de amor e oferece saúde às crianças”, disse a secretária.

Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno as atividades não param na cidade. Na segunda-feira houve roda de conversa sobre a importância da amamentação e as atividades aconteceram no Posto Central; na terça, as ações aconteceram na Maternidade do Hospital Conde Modesto Leal. As atividades ainda continuam. Segue o cronograma:

Quinta-feira (06/08)

Posto Ponta Negra – 9 horas

Informações sobre amamentação, importância da doação de leite humano e roda de conversa

Sexta-feira (07/08)

ESF Inoã I – Unidade Básica de Saúde Caio Figueiredo

Informações sobre amamentação, importância da doação de leite humano e roda de conversa