Saúde de Maricá ganha novo sistema de informatização

Novo programa de informática, apresentado a equipe de governo, atenderá a toda a rede municipal

O secretário municipal executivo de governo de Maricá, Márcio Leite, a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, subsecretários de Saúde, Ouvidoria e de Tecnologia da Informação, reuniram-se nesta quarta-feira (05/07), com técnicos da empresa HIS, para uma apresentação do Vitacare, o novo programa de informática que atenderá a toda a rede municipal de Saúde. Com o novo programa, dados clínicos e pessoais dos pacientes e de suas famílias (Programa de Saúde da Família), situações emergenciais (Classificação de Risco), e informações prévias e detalhadas na Saúde Pública (Atenção Básica em Saúde), entre outros setores, estarão disponíveis de maneira integrada, na rotina diária de trabalho dos profissionais de Saúde e como banco de dados ativo da própria secretaria. A implantação do sistema será em etapas, com as primeiras unidades sendo integradas em aproximadamente três meses. A Prefeitura planeja estar com o sistema em pleno funcionamento até o fim do ano. O investimento total do município no programa foi de R$ 4,9 milhões, em um contrato de dois anos.

Depois de discutidas questões de implantação e aplicabilidade, foram marcadas reuniões e visitas técnicas que serão acompanhadas pelos coordenadores das unidades de Saúde da rede, em todo o município. A secretária Fernanda Spitz agradeceu de antemão pelo sistema que agilizará a rede: “Já a partir deste semestre, teremos o controle pleno de toda a rede e isto é um ganho extraordinário para toda a população”, disse. O secretário Márcio Leite, que representou o prefeito Washington Quaquá na reunião, definiu o sistema como um salto radical nos serviços de saúde pública em Maricá. "Será também um avanço social de grande importância para o município”, concluiu.

A apresentação do projeto Vitacare (software específico para a área de Saúde), foi feita pelos técnicos Priscila Martins e Guilherme Brasiliense. Segundo eles, o sistema terá assessoria em todas as suas etapas e suporte permanente depois de implantado. Serão realizadas visitas técnicas a todas as 28 unidades de saúde – postos, PSF, UPA, Hospital Municipal e sede da Secretaria de Saúde. A empresa, contratada por licitação, tem três meses para implantar o sistema, com plataformas on-line e campos programados, ajustados à realidade local.

Segundo Priscila Martins, é um megasistema, porém de manejo fácil para o usuário (médicos, enfermeiros, odontólogos e administradores da Saúde), pois é programado passo a passo para que seja acessado de forma rápida e segura, com informações sobre as unidades de serviços, especialidades, pacientes, exames e medicação disponível, assim como permitirá também o controle dos serviços dos profissionais, sua localização e presença nas unidades de Saúde, pelo setor administrativo da secretaria.