Palestras em escolas marcam Dia Nacional da Vigilância Sanitária em Maricá

0
669
Alunos foram orientados sobre o consumo em mercados, restaurantes e farmácias; cuidados em salão de beleza e em casa

Em comemoração pelo Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através da Vigilância Sanitária de Maricá, realizou nesta quarta-feira (05/08), palestras de educação em saúde nas Escolas Municipais Amanda Pena, Marcus Vinícius C. Santana, Marquês de Maricá e na Escola Municipalizada Inoã.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Érika Souza Costa, a intenção foi orientar alunos do sexto e sétimo anos em relação ao consumo em mercados, restaurantes e farmácias; uso de anabolizantes; cuidados em salão de beleza e no lar e com o armazenamento de remédios. Além dos temas abordados, houve distribuição de material informativo. “Os remédios devem ser armazenados em local seco, fresco, longe do sol e de umidade. Temos de tomar cuidado com o prazo de validade e ter a bula dentro da embalagem para eventuais consultas. Todo remédio deve ser recomendado por um profissional de saúde”, destaca a coordenadora. O ideal, acrescenta, é que a medicação fique em caixa fechada, longe do acesso de crianças. “Elas podem confundir um comprimido com uma bala”, destacou Érika.

Superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Monteiro chama a atenção para a importância de se comemorar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. “Essa data foi criada recentemente. É importante divulgarmos as ações que realizamos. Não atuamos apenas com fiscalização. Trabalhamos com atividades de educação em saúde; orientação à população, aos prestadores de serviços e aos estabelecimentos de saúde”, explicou. "Para marcar a data fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Educação, para que nossos sanitaristas orientem aos alunos das escolas em relação à alimentação, higiene e doenças transmissíveis", afirma a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz. "Dessa forma vão promover multiplicadores de informações”, completa.

Quem precisar fazer denúncia ou quiser informação, pode ir à Vigilância Sanitária de Maricá, que fica à Avenida Roberto Silveira, nº 46, 2º andar, Centro de Maricá. Quem preferir pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 2637 3926.