Ação da Saúde marca Dia Estadual de Conscientização e Combate à Tuberculose e Hanseníase

Equipes da saúde realizaram testes e orientaram a população sobre a tuberculose e hanseníase

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio dos Programas Municipais de Controle da Tuberculose (PMCT) e de Hanseníase realizou nesta quarta-feira (05/08), na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro, ação em comemoração pelo Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose e a Hanseníase. Durante o evento, 55 pessoas verificaram a pressão arterial e realizaram o teste de glicemia capilar. Também houve auriculoterapia, diagnóstico de hanseníase, busca ativa de pacientes sintomáticos para tuberculose, distribuição de preservativos, informativos e orientações sobre diversos assuntos da saúde.

A aposentada Vanilda Santos tem 67 anos e participou da ação. “Verifiquei a glicose e a pressão arterial. Como sinto dor na coluna também aproveitei para fazer auriculoterapia. Agradeço à Prefeitura por realizar esse tipo de ação”, afirmou. Para a dona de casa Jovelina Vieira, de 67 anos, participar do evento foi um presente. “Sonhei que Deus me daria uma surpresa hoje. Minha amiga me chamou e vim. Quando vi a ação, percebi que essa era a surpresa. Ganhei meu dia”, comentou emocionada. Para Frederico de Jesus de Almeida, prevenir a saúde é a sua intenção. “Participo sempre das ações. Vim acompanhar minha esposa e cuidar da saúde”, disse.

Além do PMCT e do programa Hanseníase também participaram os programas DST/AIDS/Hepatites virais; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Educação em Saúde; Saúde do Idoso (PASI); Hipertensão e diabetes (Hiperdia); Saúde mental; Combate à dengue (PMCD); Saúde do homem; Saúde bucal e a Área técnica de Alimentação e Nutrição.

Fernanda Spitz, secretária municipal adjunta de Saúde, relata que após 133 anos da descoberta do bacilo causador da tuberculose, muitas pessoas ainda são acometidas pela doença no mundo inteiro e a prevenção é essencial.  “A iniciativa de se fazer uma grande mobilização teve como objetivo alertar a população para os sintomas da tuberculose e também da hanseníase e dessa forma promover o diagnóstico precoce e o tratamento dessas duas doenças”, reforçou.

Segundo Mônica Jambôr, coordenadora do PMCT, os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de quinze dias, febre mais comum ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e indisposição. Ela explica que a contaminação da doença acontece quando uma pessoa com tuberculose fala ou espirra e expele gotículas com o bacilo. “A pessoa que estiver próxima, ao respirar, poderá inspirar o bacilo para o pulmão. Vale destacar que não se pega tuberculose ao beber no copo ou utilizar o mesmo talher do paciente, desde que bem lavados”.

A coordenadora explica ainda que o tratamento é feito com a combinação de diferentes tipos de medicamentos e que a duração é de 6 meses e pode praticamente, curar todos os casos. “O tratamento é a melhor forma de se evitar a disseminação da tuberculose. Quanto mais rápido se fizer o diagnóstico, menor será a chance de disseminar a doença para outras pessoas. Quem estiver tossindo por mais de quinze dias, pode procurar a unidade de saúde mais próxima para ser avaliado pelo médico”, afirmou Mônica. Já a hanseníase é uma doença transmitida por meio das vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de transmissão é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. Atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. A doença pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. “A hanseníase não se passa por abraço, aperto de mão e carinho. Se tratada, a hanseníase tem cura”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, Amália Salimena.