“Ação social ao alcance para todos” acontece no Bananal

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, em parceria com as pastas de Trabalho e Saúde, realizou, no último sábado (25/07), a “Ação social ao alcance para todos” no bairro Bananal, na Rua 3 da Estrada de Ponta Negra. O projeto aconteceu no espaço cedido pela Igreja Pentecostal do Poder e contou com a participação de 97 moradores do bairro. Para a criançada foram oferecidas atividades recreativas e musicais com a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Com o objetivo de promover a inclusão social, o fortalecimento dos vínculos familiares e a assistência às famílias para os bairros mais afastados dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o evento ofereceu os serviços do cadastro único, com maior procura pelo programa Bolsa Família; inscrições para as oficinas do CRAS Região Oceânica (unidade mais próxima da região); além de receber orientações em casos de dependência química com os técnicos da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química e adquirir roupas semi-novas do Brechó Social.

A comunidade também contou com os serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicose e com programa da saúde bucal que avaliou e fez aplicação de flúor em 13 crianças entre 4 a 12 anos. Ainda no evento, os moradores tiveram a oportunidade de se cadastrar na relação de vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) do município e nos cursos gratuitos de qualificação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho, como os de instalador de tubulação industrial, montador de estruturas metálicas, eletricista de obras, auxiliar administrativo, desenhista de construção civil, e outros, realizados no Flamengo e em Itaipuaçu. A Fundação Leão XIII também compareceu na ação para emitir isenções de taxas para carteira de identidades e certidões de nascimento e casamento.

Para a estudante Nathália Simplício, o evento foi uma ótima oportunidade. “Fiquei sabendo aqui que tem diversos cursos para me profissionalizar. Achei maravilhosa esta oportunidade. Acabei de me inscrever em Operação e Logística e vou cursar no Flamengo. Estou ansiosa para começar”, disse a também aluna de teatro do CRAS Região Oceânica.

A inspetora do colégio Recanto da Amizade, Maria Célia, ficou sabendo do evento pelo SINE de Maricá e resolveu comparecer. “Logo que soube programei para pedir isenção de taxas para fazer minha certidão de casamento. É claro que vou aproveitar para aferir minha pressão e fazer o teste de glicose para saber se está tudo bem”, ressaltou Maria.

De acordo com o coordenador do projeto, Clauder Peres, estas ações sociais promovem maior proximidade dos trabalhos oferecidos pela Prefeitura. “Nossa intenção é facilitar o acesso dos serviços da rede socioassistencial oferecidos pelo município para os bairros mais afastados. Agora que temos a parceria com as comunidades evangélicas poderemos ampliar nosso trabalho e dar mais visibilidade e oportunidades para estes moradores”, finalizou Clauder.