Semana da Alimentação promove melhorias na merenda escolar de Maricá

Tema “Comida de verdade, no campo e na cidade” pretende desenvolver o hábito de ingerir mais legumes

Com o objetivo de melhorar a qualidade da merenda escolar no município, a Secretaria Municipal Adjunta de Educação lançou, em 2009, a Semana da Alimentação, que consiste em um concurso entre as 53 escolas da rede municipal de ensino. Este ano, o tema escolhido foi “Comida de verdade, no campo e na cidade”, que pretende desenvolver o hábito saudável de uma maior ingestão de legumes pelos alunos. O prato principal do concurso de 2015 deve ser à base de frango e vegetais (exceto aipim e batata inglesa). As merendeiras concorrerão ao melhor prato, representando sua escola, no dia 30 de julho, no CEM Joana Benedicta Rangel. O vencedor servirá de referência no cardápio escolar do município.

O concurso tem como objetivos incentivar o consumo de alimentos básicos que compõem a dieta brasileira tradicional (frutas, legumes e verduras) e valorizar o ato de cozinhar em contraste aos produtos industrializados prontos para consumo. Professores trabalham a importância nutricional desses alimentos aos alunos, que são os degustadores oficiais em dois dias de concurso (Prato A e prato B), colocando seu voto em urna no refeitório. “Isso incentiva a experimentação e criação de novos pratos na merenda escolar, com a participação dos alunos na escolha das melhores preparações”, adianta a coordenadora de Nutrição da Secretaria de Educação, Lourici Soares.

Alunos da E.M. Maurício Antunes de Carvalho, no Boqueirão, experimentaram, na quarta-feira (24/06), a trouxinha de legumes com frango e, na quinta-feira (25), a torta de legumes com frango desfiado. Evelyn do Carmo, 11 anos, aluna do 5º ano, preferiu a trouxinha de legumes e frango. Já Caroline Gomes, 10 anos, do 5º ano, preferiu o prato B (torta de legumes com frango desfiado). A diretora Manuela Carvalho Costa adiantou que de 60 a 70 crianças (a escola tem cerca de 300 alunos), já haviam feito o teste. “Esperamos ir para a final”, comentou.

Já na E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, o prato principal foi uma variação de torta de legumes com frango. Na quarta-feira (24), a Torta Bella Escola foi apresentada aos alunos e, nesta sexta-feira (26), a Torta Carlos Magno, aparentemente vencedora. Os alunos André de Souza Peixoto, 17 anos, e Narlindo Missias Lima, 44, experimentaram os dois pratos e optaram pelo prato B (souflê de legumes com frango).