Maricá realiza a 1ª Conferência da Pessoa com Deficiência

A secretaria municipal adjunta de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef),realiza na próxima segunda-feira, dia 15, a primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema "Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”, o evento será realizado a partir das 8h, na sede do Rotary Clube, localizado na Rua Pastor Alcione Sobral, 5, Caxito.

De acordo com o presidente do Comdef, Renê Lazari, o objetivo do encontro é discutir e construir políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. “Queremos aprofundar o debate de questões voltadas à acessibilidade e criar projetos que tragam melhores condições para as pessoas com deficiência em nossa cidade”, declarou.

O evento se inicia às 8h com o credenciamento dos participantes. Dando prosseguimento, às 9h15, será a abertura oficial da conferência, dividida em três eixos. O primeiro, “Gênero, raça, etnia, diversidades sexuais e geracional” contará com a participação do escritor Jordan Lessa, autor do livro “Eu Trans – a alça da bolsa – relatos de um transexual”.  O segundo eixo “Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social”  terá participação da presidente do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE), professora Edicleia Mascarenhas. Em seguida, será a apresentação do terceiro eixo “A interação entre os poderes e os entes federados”, com a participação do integrante da Comissão da pessoa com Deficiência da OAB / RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), Geraldo Nogueira.

Na parte da tarde, haverá a apresentação da Conselheira do CEPDE/RJ e do Comdef Rio, Izabel Maior, a formação dos grupos temáticos, a discussão dos três eixos para a apresentação das propostas e a escolha dos delegados que representarão Maricá na etapa estadual da conferência.

Programação:

8h às 9h15 – credenciamento dos participantes;

9h15 – abertura oficial da conferência, Hino Nacional e Leitura do Regimento;

10h – apresentação do eixo I “Gênero, raça, etnia, diversidades sexuais e geracional”, com Jordan Lessa, autor do livro “Eu Trans – a alça da bolsa – relatos de um transexual”;

10h30 – perguntas;

10h45 – apresentação do eixo II “Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social”, com a presidente do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE), professora Edicleia Mascarenhas;

11h30 – apresentação do eixo III “A interação entre os poderes e os entes federados”, com o integrante da Comissão da pessoa com Deficiência da OAB / RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), Geraldo Nogueira;

12h – perguntas;

14h – Palestra com a Conselheira do CEPDE/RJ e do COMDEF Rio Izabel Maior;