Prefeitura de Maricá comemora o Dia Nacional de São José de Anchieta

Prefeitura de Maricá comemora o Dia Nacional de São José de Anchieta

Para prestigiar o Dia Nacional de São José de Anchieta (09/06) e em homenagem aos 431 anos de fundação histórica de Maricá, a Prefeitura realizou, na manhã dessa terça-feira (data que marca os 418 anos de morte do padre), ações comemorativas ao recém-canonizado santo, que faz parte da história da cidade como catequizador e evangelizador dos índios e responsável pela pesca milagrosa, em Araçatiba. Realizada pela secretaria municipal adjunta de Educação, as atividades contaram com a celebração de uma missa em ação de graças na Igreja Matriz e com a apresentação, na Câmara de Vereadores, da historiadora, pesquisadora e professora Maria Penha de Andrade e Silva sobre a história do padre jesuíta espanhol. O evento contou também com a presença de diretoras de escolas municipais e de alunos do CEM Joana Benedicta Rangel.

Representando o secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, o subsecretário da pasta, Rodrigo Moura, falou sobre a importância do evento. “Hoje estou duplamente feliz por comemorar o Dia Nacional de São José de Anchieta e também pelos 431 anos de fundação histórica de nossa cidade. Nosso objetivo é celebrar, resgatar e valorizar a importância de Anchieta para Maricá. Aqui, ele catequizou, evangelizou os índios e fez a pesca milagrosa", declarou o subsecretário.

Com participação da pedagoga mestre Renata Toledo, da arquiteta urbanística Renata Gama e do pesquisador Eli Tavares, a palestrante Maria Penha de Andrade e Silva, uma das maiores estudiosas sobre a vida e obra do santo na cidade, apresentou importantes fatos e fotos da vida e história do padre José de Anchieta. De acordo com a professora, em 1584, o padre José de Anchieta conduziu um número significativo de indígenas da Aldeia de São Barnabé (Itaboraí) até a Lagoa de Maricá, em Araçatiba, para a realização da pesca milagrosa. Na ocasião, ele indicou o tipo de peixe e o local em que seria pescado.  “Anchieta tem profundos vínculos com a nossa cidade e isso merece nosso respeito e admiração. Luto incansavelmente pela preservação e divulgação do trabalho dele como forma de perpetuar a memória do Apóstolo do Brasil. Considero-o como o verdadeiro fundador de Maricá”, salientou a pesquisadora. Além disso, a palestrante acrescentou que José de Anchieta foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco. Em abril de 2015 foi declarado co-padroeiro do Brasil na 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A diretora do CEM Joana Benedicta Rangel, Luiza Dalva Pires Ribeiro, elogiou a iniciativa da secretaria municipal adjunta de Educação em oferecer atividades que permitam ampliar o conhecimento histórico dos educadores. “Estou muito honrada em participar de um evento que prestigia Anchieta, aquele que foi o primeiro professor do Brasil e que deixou grandes passagens na história da cidade”, frisou a diretora da unidade, que possui 1.400 alunos.

O aluno do 9º ano do CEM Joana Benedicta Rangel, Igor Oliveira, de 14 anos, fez questão de integrar o grupo de alunos para participar do evento. No desfile municipal realizado no dia 26 de maio, no aniversário da cidade, Igor representou São José de Anchieta. “Mesmo sendo evangélico, quis me passar pelo padre católico por reconhecer a importância dele para nossa cidade. E, hoje, estou tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a vida dele. Eu não sabia que ele tinha nascido na Espanha e tinha vindo pra cá. Muito interessante a vida dele dedicada a ensinar os pobres e índios”, acrescentou o aluno.

O evento contou também com a apresentação do Grupo Musical Alegria de Viver ao cantar o hino de Maricá e do Grupo Cristal de dança.