Maricaense é campeão mundial juvenil de Jiu Jitsu

Matheus Mello, de 17 anos, recebeu o apoio da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes

O campeão mundial de Jiu Jitsu, na categoria Juvenil II, Peso Pesado, é maricaense e se chama Matheus Mello. Aos 17 anos e faixa azul, o atleta, que recebe o apoio da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes, chega nesta quinta-feira (11/06) ao Brasil, depois de vencer o torneio World Jiu-Jitsu Championship, realizado na Universidade de Long Beach, na Califórnia (Estados Unidos), nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio.

Para o secretário municipal adjunto de Esportes, Leonardo da Silva, Matheus é mais um exemplo a ser seguido em Maricá. “Temos na cidade atletas com grande potencial e muitos ainda que não foram descobertos. O apoio que estamos dando deve servir de estímulo tanto aos que já alcançaram este nível, quanto para aqueles que, com apoio da Prefeitura, podem chegar lá”, ressaltou.

O jovem, um dos maricaenses que têm se destacado no esporte mundial, é colecionador de medalhas. “Sou muito grato a Prefeitura de Maricá pelo apoio. Muito dos campeonatos que tenho participado a Prefeitura está por traz”, afirmou Matheus.

Em 2012, ele foi eleito o melhor atleta infanto juvenil do Estado do Rio de Janeiro pela Federação de Jiu Jitsu Desportivo (FJJD). No ano seguinte, foi campeão no Pan Americano Infantil, na Califórnia (Pankids da IBJJF). Em 2014, também na Califórnia, Matheus foi vice-campeão mundial na faixa azul, na categoria Juvenil Peso Médio, e também vice-campeão brasileiro da Federação de Jiu Jitsu Desportivo (FJJD).

No começo deste ano, Matheus foi campeão da Copa Black Belt e campeão da Copa João Alberto Barreto. Na sequência, ele viajou para os Estados Unidos, onde disputou a XVI Copa Pacífica e faturou a medalha de prata, disputando na faixa azul a categoria Adulto/Peso Médio. O atleta também foi campeão da Las Vegas Spring International, na categoria Juvenil, Azul Meio-Pesado e na categoria Absoluto (acima de Meio-Pesado).

Em julho, Matheus disputa o Rio Winter International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship, que será realizado no Club Municipal, na Tijuca (bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro). Matheus já tem planos para o ano que vem, quando pretende disputar o Campeonato Europeu, em Portugal, em janeiro.