Prefeitura realiza evento em homenagem a São José de Anchieta

Prefeitura realiza evento em homenagem a São José de Anchieta

Em comemoração aos 431 anos de fundação histórica de Maricá e também ao dia de São José de Anchieta, a secretaria municipal adjunta de Educação realizará nesta terça-feira (09/06), às 8h, uma missa em ação de graças na Igreja Matriz, e, em seguida, às 9h, na Câmara de Vereadores, uma apresentação da historiadora e professora Maria Penha de Andrade e Silva, da pedagoga mestre Renata Toledo e da arquiteta Renata Gama. A data marca os 418 anos de morte do padre jesuíta espanhol.

Catequizador e evangelizador dos índios, o padre José de Anchieta faz parte da história da cidade. Em 1584, conduziu um número significativo de indígenas da Aldeia de São Barnabé (Itaboraí) até a Lagoa de Maricá, em Araçatiba, onde realizou a pesca milagrosa. Na ocasião, ele indicou o tipo de peixe e o local em que seria pescado. José de Anchieta é conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país. Foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco. Em abril de 2015 foi declarado co-padroeiro do Brasil na 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).