“Maricá Mostra Cultura” transforma praça em centro cultural

Nesta sexta-feira (12) e sábado (13) será realizada uma nova edição da feira cultural no Centro de Maricá

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, reuniu mais de 60 expositores na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, na última sexta-feira (05/06) e sábado (6). A “Maricá Mostra Cultura” transformou a praça em uma grande galeria a céu aberto.

Quem passeou pela feira encontrou desde artigos indígenas, da aldeia Tekoa Ka’aguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita, em língua indígena), até esculturas de artistas locais, como as da artista plástica Ângela Moure. “Temos muitos motivos para estarmos contentes com este evento. E um deles é o encontro de várias tribos. Assim trocamos ideias, experiências e técnicas que são interessantes. Um outro motivo, claro, é o contato com o público”, comentou a artista.

Expositores de todo o município ocuparam a praça para mostrar seus trabalhos. O grupo Rosa Choque, de Itaipuaçu, que pela primeira vez participou do projeto, vendeu alguns dos seus produtos, como bijuterias e velas artesanais. Uma das expositoras Gilvânia Ferreira ficou encantada com a iniciativa da Prefeitura. “Estou achando maravilhoso o projeto por dar oportunidade de mostramos nosso trabalho”, disse.

No sábado, durante a noite, o Instituto Cultural Emei Shan realizou apresentações de Kung Fu, Tai Chi Chuan e da Dança do Leão. Na mesma noite, Ruiter Durdevic e sua família fizeram uma apresentação de dança cigana. Quem não pode participar da feira terá uma outra oportunidade nesta sexta-feira (12/06) e sábado (13). Depois do dia 13, a feira volta a acontecer no dia 4 de julho. A partir daí, o evento será realizado quinzenalmente, transformando a Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel em um grande centro cultural.