Cascata da Lagoinha, no Espraiado, é a edição de domingo do Circuito Ecológico

Cascata da Lagoinha, no Espraiado, é a trilha de abertura do Circuito Ecológico de 2018 - Foto: Divulgação

Devido ao feriado de Corpus Christi, as inscrições são feitas somente nesta terça-feira (02/06) e quarta-feira (3) na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, no Centro

O Circuito Ecológico de Maricá realizará, pela primeira vez, uma visita a Cascata da Lagoinha, no Espraiado. O passeio gratuito acontece neste domingo (07/06) e possui uma trilha com intensidade de nível médio, pequenas subidas e três horas de duração. Devido ao feriado de Corpus Christi, as inscrições são feitas somente terça-feira (2) e quarta-feira (3) na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), das 8h às 17h.

Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para quem tem problemas cardíacos. A Cascata da Lagoinha fica numa área particular de Refúgio da Vida Silvestre da Mata Atlântica com córregos de águas transparentes. A região possui formação geomorfológica de declives em rocha vertical, com uma queda d’água, sendo uma das nascentes do Rio Espraiado.

O ponto de encontro será na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro, às 8h20, para quem for de ônibus, e às 9h, em frente ao Sítio do Riacho, no Espraiado, para os participantes que utilizarem transporte particular. A orientação da secretaria é que todos usem roupas leves e de banho, calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Após o passeio ecológico, a atração será o “Espraiado de Portas Abertas”, tradicional festa de turismo, cultura e culinária que também é organizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. O tema gastronômico da edição deste domingo será a costela bovina e serão servidos pratos caseiros com o ingrediente principal. A programação também inclui shows gratuitos e vendas de produtos dos comerciantes e artesãos locais, como geleia, mel, tapeçarias, objetos feitos com fibra de bananeira, bolsas bordadas, bijuterias, entre outros.

Desde 2013, o Circuito Ecológico realiza semanalmente caminhadas gratuitas em trilhas ecológicas da cidade com guias da Prefeitura. Já foram promovidos passeios em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; Cachoeira do Espraiado e Mirante do Vale de São Francisco, também na localidade rural; Retiro (Serra do Camburi); travessia Silvado-Espraiado; Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Grutas do Spar, em Inoã, entre outros pontos turísticos.