Maricá dá início a I Conferência Municipal de Educação

Iniciativa tem como objetivo discutir e aprovar o Plano Municipal da Educação, que regulamenta as atividades do setor

A I Conferência Municipal de Educação de Maricá, que começou nesta sexta-feira (29/05) e se estenderá até domingo (31), é a prova de que o município tem intensificado esforços em prol de melhorias para a Educação. A iniciativa tem como objetivo discutir e aprovar o Plano Municipal da Educação, que regulamenta as atividades do setor.

O secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, reforçou a necessidade do debate para que o ensino no município se torne referência nacional. “Participamos de vários fóruns para ajustarmos o documento base. Peço que continuem com essa dedicação, que levem os temas e propostas debatidos a sério, discutam o que realmente importa para que tenhamos o documento final, que se tornará lei, possibilitando que avancemos mais no ensino e na qualidade de vida. Em dez anos, seremos um dos 20 municípios com a melhor educação do país”, disse.

Foram inscritos na conferência 220 delegados (com direito de voz e voto) e 60 observadores (com direito de voz e não de voto), entre secretários municipais, diretores, inspetores e professores da rede municipal, além de pais e alunos. O representante do Sindicato dos Profissionais de Educação de Maricá (Sineduc), Luciano Vasconcellos, reforçou a necessidade de participação. “Nosso papel é participar de forma efetiva no controle social e fortalecer o processo de luta da categoria. Somos sujeitos de nossa própria história. Este evento de construção coletiva é um marco na Educação do município e do país”, comentou.

Os estudantes Victor Hugo Monteiro de Souza, 16 anos; Raio de Luar Quintanilha, 13; e Walter Vinícius Honório, 14, alunos da E.M. Alfredo Nicolau, no Marquês, representaram a escola como delegados e observadores. “A Conferência tem que ser muito bem discutida, visando a melhoria para a Educação de Maricá, a começar pela Educação Infantil. Estarei atento às propostas para debate”, adiantou Victor.

A dona de casa Renata de Lemos Lima, 37 anos, é mãe de Maria Eduarda, 10 anos, aluna do 5º ano da E.M. Thomé Lúcio Feteira, em Cordeirinho, e acredita que a conferência é uma boa iniciativa em prol da educação municipal. “O projeto foi discutido nas escolas muitas vezes. Se 80% das propostas forem aprovadas e realizadas vai ser um grande avanço na Educação”, enfatizou.

O encerramento da conferência resultará na definição do Plano Municipal de Educação, que será apresentado oficialmente como projeto para análise dos vereadores para, posteriormente, ser votado como lei na Câmara Municipal.