Maricá participa da Semana da Mobilização pela Doação de Leite Humano

Campanha de doação de leite começa nesta segunda-feira, dia 20/05 - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizará, de 18 a 22 de maio, a Semana da Mobilização pela Doação de Leite Humano em Maricá. Nestes dias, a equipe da Sala de Amamentação municipal distribuirá material informativo, fará rodas de conversa e realizará palestras para a conscientização da doação do leite materno humano. As atividades acontecerão nos postos de saúde de Ponta Negra, Inoã, Itaipuaçu, São José, Central e na maternidade do Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML), no Centro.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Maria Magdalena Kelly, o leite materno é um alimento fundamental para o desenvolvimento da criança, pois possui todos os nutrientes necessários, além de ser rico em vitaminas, combater infecções, doenças e alergias. “Amamentar é um ato de amor que aproxima mãe e filho. Essa doação feita pelas mulheres de Maricá será encaminhada para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Em seguida, o leite será encaminhado para a UTI Neonatal da própria instituição”, explicou.

Responsável técnica pela Sala de Amamentação de Maricá, Suzane Agrizzi Muniz explicou que a mobilização acontecerá em todo o país em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano e que este trabalho é realizado também em 23 outras nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África. “O aleitamento materno é essencial para proteger recém-nascidos. Ele alimenta e protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Acredito que essa mobilização pela doação de leite humano será importante para alertar as mulheres de Maricá sobre a importância da doação de leite materno, com o objetivo de aumentar o número de novas doadoras e a quantidade de leite coletado”.

Na Semana de Mobilização para a Doação de Leite Humano, a subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, lembra que outros bebês necessitam do leite humano para seu desenvolvimento. “Essa campanha vem lembrar também às mães que podem doar a importância desse ato”, concluiu.

Segundo a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, o principal objetivo é fortalecer e aumentar a captação de leite materno. “Neste sentido estamos descentralizando as ações nas unidades de saúde para o fortalecimento da Atenção Básica e do PAISMCA”. A secretária convida a todas as gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) a participarem das atividades.

Sob a Lei 6237/12, de 7 de maio de 2012, ficou instituída no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 19 de maio. Dessa forma, a Sala de Amamentação de Maricá também realizará ações em alguns postos de saúde, com foco nos grupos de gestantes e usuárias dos postos. A Sala de Amamentação funciona no Posto Central, à Rua Clímaco Pereira, 375, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Cronograma de atividades:

Dia 18/05

8h30 – Atividade com a fisioterapeuta Roberta no Posto de Ponta Grossa;

Dia 19/05

13h – Atividade com a técnica de enfermagem Emily no Posto de Itaipuaçu;

Dia 20/05

9h30 – Atividade com a nutricionista Júlia no Posto Central;

9h30 – Atividade com a fonoaudióloga Suzane Agrizzi no Posto de Ponta Negra;

9h30 – Atividade com a enfermeira Karina no Posto de Inoã;

Dia 21/05

9h30 – Atividade com a enfermeira Karina no Posto de São José;

Dia 22/05

8h30 – Atividade com a fisioterapeuta Roberta na maternidade do HMCML.