Abolição da Escravatura é celebrada em Maricá com oferta variada de serviços

Durante o evento, foram discutidas a legalização de casas religiosas de matrizes africanas e o descarte de resíduos sólidos religiosos

Para lembrar a luta dos negros pela assinatura da Lei Áurea, a Prefeitura de Maricá realizou nesta quarta-feira (13/05) diversas atividades na Praça Conselheiro Macedo Soares. Em tendas montadas no local funcionários de vários setores distribuíram materiais informativos conscientizando sobre os direitos humanos e, principalmente, sobre o respeito ao grupo LGBT. Cartilhas para a legalização de casas religiosas de matrizes africanas também foram distribuídas, bem como orientação para o descarte de resíduos sólidos religiosos.

Já no estande da Secretaria Adjunta de Assistência Social, foram fornecidas informações sobre projetos, como o Bolsa Família, Fortalecimento do Vínculo Familiar, Bilhete Único Universitário e sobre o Cadastro Único (Cadúnico). Os interessados foram encaminhados ao CRAS mais próximo de sua residência. O evento foi uma realização da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular, com apoio de outras pastas.

Quem passou pela praça pode também fazer aplicação de flúor e receber informações sobre como escovar os dentes de forma correta. A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde orientou sobre a prevenção da cárie e de doenças periodontais. Um dos pontos abordados foi a facilidade de diabéticos e fumantes desenvolverem a doença. A secretaria também discutiu outros temas, como o aleitamento materno, a saúde do idoso, aferição de pressão e noções de planejamento familiar.

Para Maria da Conceição, 55 anos, moradora no bairro da Mumbuca, este tipo de ação é importante para resgatar um pouco da história de sofrimento dos negros ao longo dos anos. “Estava passando e lembrei do evento. Acho que além de utilizar os serviços é também um momento de reflexão”, avaliou.

O secretário municipal adjunto de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Alemão, comentou que o 13 de Maio é uma data significativa, mas que o negro, apesar da assinatura da Lei Áurea, continua escravo, sofrendo com a desigualdade racial. “Para ter uma noção dessa desigualdade basta olhar a quantidade de negros em nosso sistema prisional e nas favelas”, afirmou, ressaltando que a Prefeitura vem trabalhando no desenvolvimento de políticas igualitárias.

Enquanto os serviços eram oferecidos, o músico Ed Baiano, vinculado ao projeto musical “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, se apresentava, animando a tarde com sucessos de samba e MPB. Perto do palco montado para apresentação, uma feijoada era servida aos interessados. Feita por Carlos Alberto, o responsável pela cozinha na Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, a iguaria agradou tanto que acabou rapidamente: em quinze minutos setenta pratos foram servidos.