Dia Municipal da Mata Atlântica é comemorado com plantio de mudas por estudantes maricaenses

Objetivo da ação foi levar participantes a uma reflexão sobre o meio ambiente e sobre como preservar e resgatar a qualidade do ambiente ecológico

Em comemoração ao Dia Municipal da Mata Atlântica (21/03) e um ano do projeto “Maricá + Verde”, técnicos e professores das secretarias municipais adjuntas de Ambiente e Educação reuniram-se com estudantes da E.M. Benvindo Taques Horta, no Silvado, para o plantio de mudas nativas. O tema da ação foi “A recuperação de nascentes – cuidando da mata eu salvo a água”, fazendo menção também ao Dia Mundial da Água, comemorado no domingo (22/03). O objetivo foi levar os alunos, pais e professores participantes a uma reflexão sobre o meio ambiente e como todos podem agir de modo a preservar e resgatar a qualidade do ambiente ecológico.

A ação ocorreu em um trecho da microbacia do Silvado e teve como foco a recomposição da mata ciliar, que fica próxima aos rios, com mudas da vegetação de espécies nativas da Mata Atlântica local. Algumas outras metas apresentadas foram: compreender a importância da mata ciliar para a manutenção do ecossistema; identificar os principais fatores de degradação da mata ciliar e criar estratégias para minimizar seus efeitos; e observar a dinâmica da vida das plantas e do solo, dando ênfase à importância das aves e outros animais para o restabelecimento do ecossistema.

“Realizamos um plantio simbólico para comemorarmos a data e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, principalmente das matas ciliares. Preservando esse ecossistema, estaremos combatendo o assoreamento dos rios, pois a vegetação ciliar previne a queda dos barrancos, conservando os cursos d’água e os corredores ecológicos, no caso, o rio Silvado, que abastece boa parte do município”, afirmou o secretário municipal adjunto de Ambiente, Guilherme Mota.