Educação apresenta Plano Anual de Ensino aos diretores de escolas municipais

Durante o encontro, o vice-prefeito Marcos Ribeiro citou os avanços e transformações da cidade

O vice-prefeito Marcos Ribeiro e o novo secretário adjunto de Educação de Maricá, William Campos, reuniram-se nesta terça-feira (27/01) com os diretores de 53 escolas municipais, para apresentar o calendário oficial da secretaria e discutir questões relativas ao Plano Anual de Ensino 2015. O encontro ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.

Após da apresentação do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Maricá, cantado à capela pela diretora adjunta da E.M. Joaquim Eugênio, Marisa de Souza, foi exibido o vídeo institucional do município. Em seguida, o secretário adjunto William Campos abordou métodos de trabalho, ressaltando que a gestão só será eficiente se houver uma relação de troca entre as equipes. “Serei atento às necessidades e reivindicações, mas também quero ser ouvido e respeitado. Maricá tem avançado na Educação, porque conta com uma equipe capacitada e dedicada. Erros existem e ajustes sempre serão necessários e são eles que fazem o processo avançar”, comentou.

Foram abordadas metas de governo para o setor e questões inerentes, como aprovação geral no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB), o repúdio à possível aprovação e à reprovação automática, distribuição de uniformes e de tablets durante o primeiro semestre, atenção especial à merenda escolar – será cobrado cardápio diário afixado na parede do refeitório -, entre outros. “Essas são algumas das metas que buscaremos atingir em 2015, considerando as prioridades. Fomos recebidos agora em janeiro, pela Fundação Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), em Brasília, onde colocamos nossas prioridades. Outra meta é a reunião com os pais de alunos, tema básico para o bom andamento do trabalho, pois funciona como um termômetro de bom relacionamento com a comunidade escolar”, disse o secretário da pasta.

O vice-prefeito de Maricá, Marcos Ribeiro, citou os avanços do município. “Estamos colocando à disposição da população as primeiras unidades do programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’; atingimos mais de 200 mil passagens gratuitas nos ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT); e avançando nas metas da Educação. Somos um dos 300 municípios, dentre 5.500 em todo o país, classificado com índice de desenvolvimento sustentável. Temos de aproveitar o momento e avançar ainda mais, pelo bem do nosso povo”, afirmou.

A diretora da E.M. Mata Atlântica, Carmem Floriacy, classificou a reunião como “proveitosa”. “Da mesma forma que saudei o secretário lhe dando as boas vindas em nome das colegas, acredito que represento a opinião de muitas quando digo isto. As declarações do professor William Campos nos trouxeram esperança de tempos ainda melhores para a Educação em Maricá”, concluiu.

A reunião prosseguiu com a entrega de relatório da Educação Inclusiva e apresentação do calendário oficial de atividades, eventos e implantação de novos serviços da Secretaria Adjunta de Educação.