Circuito Ecológico deste sábado será no Vilarejo de Tomascar

Circuito Ecológico deste sábado será no Vilarejo de Tomascar

A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo e Lazer de Maricá realiza no próximo sábado (31/01) mais uma edição do Circuito Ecológico. O destino escolhido para esta edição é o Vilarejo de Tomascar, que fica no município de Tanguá. O passeio é gratuito e contará com a presença de guias de turismo da Prefeitura. A saída está prevista para às 6h da Rodoviária do Povo, no Centro. Quem preferir ir de carro, o ponto de encontro é, às 7h, em frente ao Sítio do Riacho, no bairro Espraiado.

A caminhada é considerada pesada, com 6 horas de duração (ida e volta). Durante o percurso, que passa pela Serra do Espraiado e desce por Rio Bonito, os aventureiros passarão por trechos íngremes e farão paradas nos riachos, cachoeiras, piscinas naturais e em pontos estratégico para descanso. Na região, onde funcionava uma fazenda, pode-se encontrar um antigo moinho de farinha de roda d’água, construído na época da escravatura.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro), das 9h às 17h. Os interessados preencherão um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física.

Os aventureiros devem usar roupas leves, tênis, boné ou chapéu e roupas de banho, filtro solar, além de levar pelo menos dois litros de água, máquina fotográfica, frutas, biscoitos, barra de cerais, sanduíches e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-5094.

O projeto

O "Circuito Ecológico" é realizado desde setembro de 2013, em trilhas da cidade, sempre com o acompanhamento de equipes da Prefeitura. Desde o início do projeto, já foram feitas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia), Ponta Negra e Jaconé (Praia da Sacristia), Inoã (Grutas do Spar), Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, entre outros pontos turísticos.​