Assistência Social realiza palestra sobre sexualidade em escola de Ubatiba

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, na última terça-feira (19/08), uma palestra sobre sexualidade, para a turma do 4º ano, na Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba. O encontro foi ministrado pela subsecretária Laura Costa, que esclareceu questões sobre a puberdade, primeira relação sexual, DSTs, apresentando métodos de proteção e alertando sobre os abusos sexuais que devem ser denunciados, mesmo os mais velados. "Ninguém pode tocar nas partes íntimas de vocês. Isso é crime e deve ser denunciado", ressaltou Laura.

A palestra foi realizada por iniciativa da orientadora educacional da escola, Renata Vieira, que observou a necessidade da turma se informar sobre o assunto. "É nessa idade que as crianças começam a ter curiosidade sobre sexo. Observei que isso ocorria com grupos de alunos e percebi a necessidade de trazer para a discussão esta questão da educação sexual", destacou Renata.

O grupo, com 17 crianças, começou a participação na aula meio envergonhado, mas logo depois todos se interessaram e passaram a questionar sobre tudo que foi apresentado. De uma forma geral, os jovens reconheceram a importância de receberem as informações como forma de orientá-los no futuro. Uma nova palestra, desta vez com os pais de alunos, será agendada para breve, a pedido da própria direção da escola.​