Matrículas abertas para turma de EJA

A Secretaria Municipal de Educação informa que estão abertas as matrículas para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  A pré-matrícula deverá ser feita até 25/07, através do programa "Matrícula Inteligente 2014", no site da Prefeitura (www.marica.rj.gov.br/matriculainteligente). Ao todo, 513 vagas estão disponíveis entre as escolas municipais Carlos Magno Legentil, no Centro; Darcy Ribeiro, em Inoã; e João Monteiro, no Recanto de Itaipuaçu.

Os interessados devem acessar a página virtual e fazer o cadastro. A alocação dos estudantes será confirmada por SMS, e-mail ou consulta no próprio site. Em seguida, o candidato deverá comparecer à escola onde for alocado, nos dias 30 ou 31/07, para efetivar a matrícula, portando os documentos necessários. De acordo com a secretária municipal de Educação, Adriana Luiza da Costa, o sistema online de pré-matrícula, que foi desenvolvido por uma parceria da Secretaria de Educação e técnicos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, é prático e fácil de usar.

"No final de 2013, implantamos o ‘Matrícula Inteligente’ na nossa rede de ensino e foi aceito muito bem por todos. Nosso objetivo é levar em qualquer lugar a oportunidade da pessoa efetuar a pré-matrícula, sem o habitual desgaste de ter que ir à unidade escolar", comentou a secretária. A previsão de início das aulas é 01/08.

Passo a passo para a pré-matrícula:

Acessar o link "Faça sua Pré-Matrícula"

Passo 1: Cadastro Inicial

Inserir a data de nascimento do aluno;

Selecionar na barra de rolagem a fase/série desejada;

Selecionar a origem da rede de ensino anterior.

Passo 2: Cadastro do Aluno

Espaço a ser preenchido com os dados do aluno: nome, sexo, estado civil, nacionalidade, UF de nascimento, município de nascimento, o tipo, modelo e dados da certidão a ser apresentada (casamento ou nascimento), número do documento de identidade e órgão de origem (há um campo que deve ser marcado, caso o aluno não possua esse documento), CPF (também com campo que permite a marcação caso o aluno não tenha), e-mail, telefone, celular. Caso o aluno seja portador de alguma necessidade especial, haverá um campo para marcação, lembrando que será exigido comprovante na confirmação da matrícula.

Passo 3: Endereço

Espaço a ser preenchido com os dados do local onde o aluno mora (CEP; tipo de logradouro, como rua, avenida, travessa, rodovia; endereço completo, número, complemento, bairro).

Passo 4:  Escola Desejada

Estão disponíveis três janelas para que o aluno escolha a unidade e o turno que deseja estudar. O estudante, obrigatoriamente, tem que citar três unidades, sendo que a primeira deve ser a que ele prefira.

Passo 5: Dados do Responsável

Espaço a ser preenchido com o nome do pai, da mãe, nome do responsável, número do documento de identidade do aluno, órgão de origem, CPF, celular e e-mail.

Confirmação e finalização da pré-matrícula.