Alunos municipais de Maricá se destacam em festival de atletismo

João Victor Alcântara (13 anos) conquistou medalha de ouro na modalidade Lançamento de Pelota

No dia 06 desse mês, cerca de 20 alunos da rede municipal de ensino de Maricá participaram, através da Secretaria de Educação, do “Segundo Festival da Amizade Pré-Mirim e Mirim de Atletismo” (10 a 15 anos), que ocorreu na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro. O projeto é organizado anualmente pelo Instituto Mangueira do Futuro.  Na ocasião, três estudantes de Maricá se destacaram na competição, que contou com aproximadamente 300 alunos de sete instituições.

João Victor Alcântara (13 anos) conquistou a medalha de ouro na modalidade Lançamento de Pelota, com um arremesso de 45,23m. Já nos 60 metros rasos, o aluno ficou em quinto lugar. Fábio Pereira (12 anos) ganhou medalha de bronze na prova e Paula Beatriz Ferreira, que disputou na categoria feminino, ficou na quinta posição. O superintendente de Projetos Educacionais Esportivos de Maricá, Kauffman Ribeiro, acompanhou a equipe durante a competição. “Agradeço a amiga Iracema Rosa, do Instituto Mangueira do Futuro, pelo convite e que culminou na participação desses alunos. Muito além das colocações e resultados obtidos, o mais importante foi oferecer essa oportunidade a este grupo de pequenos guerreiros”, disse Kauffman. Por se destacarem nas competições, os alunos foram convidados pela diretoria da Vila Olímpica da Mangueira a realizar, em julho, testes de atletismo no local.

A professora de Educação Física Isabel Ferreira dos Santos, da E. M. Amanda Peña de Azevedo Soares, foi quem treinou os alunos para a disputa. De acordo com ela, a cidade é um celeiro de talentos do atletismo. "Quando soube da competição, não perdi tempo e conversei com os alunos. Nos reunimos, conversamos e treinamos. Fiquei muito feliz com o resultado. Meus alunos deram o melhor", elogia a professora. Para a diretora do E.M. Amanda Peña A. Soares, Cláudia Peres, o mais relevante foi a motivação que os alunos receberam. “Eles saíram daqui desacreditados e voltaram contagiados pela emoção de fazer um bom desempenho fora de casa”, ressaltou. Já a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, comemorou o resultado. “Estamos dando continuidade ao que o vice-prefeito Marcos Ribeiro começou na cidade, quando era secretário de Educação. Ele dava uma atenção ao trabalho de incentivo ao esporte. Fico muito feliz em saber do excelente desempenho que os nossos alunos têm tido nas competições que participam. Isso é resultado da valorização profissional e de investimentos que o atual governo tem feito ao esporte, trazendo para nosso município programas de elevada importância, como o ‘Mais Educação’ e ‘Projeto Segundo Tempo’”, declarou.