Maricá participa mais uma vez do Dia do Desafio

Tênis de mesa foi uma das atividades executadas pelos alunos da E.M. Professor Darcy Ribeiro

Maricá participou ontem (28/05) de mais uma edição do Dia do Desafio, projeto com o intuito de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, através de uma competição entre cidades. Desta vez, o município enfrentou Pococí, na Costa Rica, que tem 126 mil habitantes. A competição é coordenada pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e realizada pelas prefeituras, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

A programação desse ano contou com uma série de atividades, executadas no decorrer do dia em escolas das redes pública e privada, academias, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), recentemente inaugurado, e demais pontos. De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, cerca de sete mil pessoas participaram de diferentes atividades.

Na E.M. Professor Darcy Ribeiro, em Inoã, os exercícios físicos ocorreram de manhã e à tarde. Artes marciais, ginástica laboral, dança, futsal e tênis de mesa foram as atividades oferecidas para os alunos. "Ganhamos o Dia do Desafio 2013, vamos ver que surpresa nos aguarda este ano", comenta Kauffman Ribeiro, coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação. A orientadora educacional Tania Nunes e a diretora-adjunta da escola, Cristiane Bravo, torcem pela vitória do município. "A chuva este ano atrapalhou um pouco, mas continuamos na torcida. Acho um dia importante, porque nos alerta que temos que evitar a vida sedentária", comentou Cristiane.

No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, jovens participaram dos jogos de futsal e basquete, entre eles os irmãos Gabriel e Daniel França, de 13 anos, e Jean Patrick, de 14 anos. "Sempre que podemos, jogamos futsal aqui. É muito bom saber que estamos desafiando, mesmo à distância, uma cidade estrangeira", comentaram. O coordenador de Esportes do CEU, Marcos Cardoso, e o professor de Educação Física do Segundo Tempo Pedro Quinan concordaram com os estudantes. "Não é todo dia que somos convidados a disputar com um município de outro país", disse Pedro. "O mais importante é o desafio de colocar o corpo em movimento, para evitar uma série de problemas com a saúde", completou Marcos. Já os alunos do Colégio Cenecista (CNEC-Maricá) destacaram-se nas modalidades aquáticas, como hidroginástica e natação.

O Dia do Desafio é o maior evento de integração socioesportiva do mundo. No ano passado, Maricá venceu a cidade de Chía, na Colômbia, com o percentual de 3,89% de participação, frente aos 3,4% da cidade colombiana. O campeonato acontece, anualmente, em municípios de população aproximada, que disputam o maior tempo executado em diferentes provas de exercícios físicos. Indivíduos de qualquer idade, desde que devidamente autorizados, podem participar do evento. As inscrições foram feitas em academias, clubes, associações e órgãos públicos, somando-se pontos da participação de cada indivíduo e instituição no ranking geral.

Histórico

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade sediada na Alemanha. Em 1995, o projeto foi realizado pela primeira vez no Brasil. Para o secretário de Esportes, Leonardo Dutra, o objetivo é ultrapassar a meta do ano passado. "A intenção não é apenas praticar uma atividade física no dia do evento, mas sim, incentivar a população para que depois deste dia, as atividades físicas se tornem um hábito" – destacou o secretário.