Agentes comunitários de saúde participam de capacitação

Nos dois dias de encontro, os agentes participaram das palestras que abordaram questões sobre os programas da saúde de Maricá

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nos dias 06 e 07/05, o segundo módulo da Capacitação em Boas Práticas para os agentes comunitários de saúde de Maricá, no CAIC Municipal Elomir Silva, em São José. A iniciativa dos encontros surgiu de acordo com a necessidade observada pelos coordenadores da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Nos dois dias de capacitação, das 8h às 17h, os agentes participaram de palestras com temas relacionados aos programas da saúde de Maricá, como “Educação em Saúde”, “Tabagismo”, “DST/AIDS/Hepatites Virais”, “Hiperdia”, “Saúde Mental”, “Controle da Tuberculose (PMCT)”, “Controle da Dengue (PMCD)”, “Hanseníase”, “Atenção à Saúde do Idoso (PASI)” e outros. De acordo com a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Luana Duarte, o agente comunitário de saúde (ACS) é a principal ligação entre a Saúde da Família e a comunidade. “Capacitar esses profissionais é essencial para garantir a qualidade da assistência prestada”, ressaltou.

Na ocasião, os agentes tiraram dúvidas, ofereceram sugestões, participaram de atividades em grupos de debates e foram orientados sobre como ajudar cada vez mais a população. Para Juliana Tato, que é agente comunitária há 11 anos, o treinamento é importante para a atuação do profissional. “Há sempre algo que a gente não lembra ou não sabe. Assim, a gente se renova”, disse.

Já a secretária de Saúde de Maricá, Fernanda Spitz, agradeceu a participação e empenho de todos. “Nós preparamos esse treinamento para todos os agentes do município, mas separamos em áreas. Fazer esse encontro, onde todos os programas sinalizam a importância do ACS dentro da casa dos usuários, é de muita felicidade para nós”, explicou. “Queremos levar mais qualidade de vida e promoção de saúde. Esse é o segundo treinamento, mas será contínuo, pois a educação é permanente. Educação em saúde e a mobilização social são os principais caminhos para a promoção da saúde”, completou.

Próximas capacitações

A capacitação geral dos profissionais se divide em quatro módulos. O primeiro módulo ocorreu nos dias 18 e 19 de março, para os agentes comunitários de saúde (ACS)das Unidades de Saúde da Família de Jardim Atlântico I, Jardim Atlântico II, Recanto, Inoã II e Santa Paula. Os encontros desse mês foram destinados para os ACSs de Inoã I, Chácara de Inoã, São José I e II e Ponta Grossa.

Nos dias 22 e 23/07, haverá o terceiro módulo para os profissionais de Retiro, Ubatiba, Mumbuca e Espraiado. Nos dias 16 e 17/09 acontecerá o quarto módulo para os ACSs de Bambui, Barra, Guaratiba e Bairro da Amizade.

A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Mônica Jambôr, diz que a capacitação está dividida em quatro blocos para não tirar todos os ACSs do serviço ao mesmo tempo. Segundo ela, a importância da capacitação está no fato do agente estar sempre em contato com a comunidade e trazer dessa forma, informações para as unidades de saúde. “É fundamental que eles saibam tudo o que é oferecido e conheçam pelo menos um pouquinho de cada programa”, completa.