Campanha de vacinação contra a gripe prorrogada até o dia 16

0
428

Aqueles que ainda não se vacinaram contra o vírus Influeza podem comparecer aos postos de saúde até o dia 16 desse mês.  A 16ª edição da campanha, cujo tema é "Vacinação contra a Gripe: Você não Pode Faltar", foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. Em Maricá, a vacina está disponível nas Unidades de Saúde da Família (confira os postos abaixo).  O horário de funcionamento dos postos é das 8h às 16h.

Esse ano, a campanha conta com algumas novidades, como a ampliação da faixa etária para crianças. No ano passado, o público infantil era de seis meses a dois anos. Agora, a vacina é para crianças de seis meses a quatro anos de idade. Seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), os chamados "grupos prioritários" – pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional – também podem ser vacinados. De acordo com a subsecretária municipal de Atenção Básica, Claudia Souza, a "vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza". Durante a campanha, estimam-se vacinar na cidade mais de 30 mil pessoas.

Para se vacinar, é obrigatório apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação. As puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) podem apresentar o cartão da gestante, a certidão de nascimento ou caderneta de vacinação da criança, se preenchido corretamente. Para os portadores de doenças crônicas, é necessário apresentar laudo médico conforme indicação clínica do Ministério da Saúde. O laudo será retido na unidade para justificar as doses aplicadas.

Postos de Vacinação

A vacina contra a gripe está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Inoã I e Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, nos postos de saúde Central, São José, Inoã, Santa Rita, e Itaipuaçu.