Cadastrados do Programa de Atenção à Saúde do Idoso são vacinados contra a Influenza

Equipe da Secretaria de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a gripe nas residências dos idosos cadastrados no Programa de Atenção à Saúde do

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PASI), iniciou na última terça-feira (29/04) a campanha de  vacinação contra a gripe (Influenza) nas residências dos idosos cadastrados no programa. Uma equipe multiprofissional, formada por médico geriatra, enfermeira, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e psicóloga, realiza a ação.

De acordo com Sheila Saraiva, enfermeira visitadora do programa do idoso, a campanha é realizada todos os anos. Atualmente, cerca de 500 pessoas estão cadastradas no projeto e o atendimento domiciliar é de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, em todos os bairros de Maricá, até que todos os idosos cadastrados sejam atendidos. "Vamos às residências dos idosos que são cadastrados e levamos a vacina, pois eles não têm condições de ir até o posto. Como levamos o atendimento, levamos também a vacina", explica.

Já o geriatra Maurício Himelfarb, também integrante do PASI, explica como o acompanhamento domiciliar é feito. "A gente faz a visita médica, avaliamos e acompanhamos o paciente. Quando ele é acompanhado pelo posto, a gente faz uma supervisão. Verificamos pressão arterial, observamos como ele está. Se houver necessidade, enviamos o serviço de laboratório para realizar exames. Se for exames de imagem, como tomografia, a ambulância é deslocada para isso. Fazemos as visitas em função da necessidade". O médico destaca ainda que o Programa de Atenção à Saúde do Idoso não faz emergência. A orientação, segundo o geriatra, é procurar o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Em uma das visitas, Pedro Ribeiro Neves Júnior e Geny de Oliveira Júnior foram atendidos pelo médico e vacinados contra a gripe. A filha do casal Sônia Maria Neves elogiou o atendimento. "O programa domiciliar do idoso foi muito bom. Caso contrário, teria que levar meus pais ao postinho". Pedro Ribeiro Neves, de 82 anos, também gostou do atendimento. "Posso falar que queria dar 100 para o pessoal que está me dando atendimento", comentou orgulhoso.

O coordenador do PASI, Jonas Gerhardd, qualifica o trabalho que é desenvolvido em Maricá, lembrando que o projeto foi premiado no ano passado. "Nosso diferencial é que as pessoas não precisam ir até o programa. Nós vamos às residências. Em 2013, com esse tipo de trabalho, recebemos os prêmios ‘Liderança’ e ‘Qualidade no Atendimento Geriátrico Domiciliar’”, orgulha-se.

Cadastro

Para participar do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PASI) é necessário estar adequado a alguns critérios, como: residir em áreas não assistidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF); possuir cuidador identificado; apresentar residência com condições mínimas de higiene; apresentar uma ou mais das patologias e deficiências – acidente vascular encefálico com incapacitação motora; demências; neuropatias invalidantes diversas; câncer em estágios incapacitantes; fraturas ósseas que ocasionem imobilidade. Também é preciso apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência à Secretaria de Saúde, que fica na Avenida Roberto Silveira, 46, Centro.

Campanha nas unidades da Casa do Idoso Mais Feliz

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Ações para Idosos, realiza a campanha de vacinação contra a gripe em quatro unidades da Casa do Idoso Mais Feliz, em dias diferentes. A iniciativa começou ontem (30/04), das 9h às 15h, no Centro. Elenira Ramos da Conceição, de 71 anos, foi uma das imunizadas. "Sempre me dei bem com a vacina. Estou sempre aqui", disse. Maria Luisa Proença Alves, também com 71 anos, faz dança sênior, alongamento, hidroginástica, dança criativa e dança de salão na Casa do Idoso Mais Feliz Centro e  participa todo ano da campanha de vacinação.

No dia 06/05, das 8h às 12h, a campanha será na Casa do Idoso Mais Feliz de São José, que fica na Rua Guaribá, Lote 10, Quadra 41, (Próximo ao CAIQ). No dia 07/05, das 8h às 16 horas, é a vez dos usuários da Casa do Idoso Mais Feliz de Santa Paula, situada na Rua I, 697, Condomínio Santa Paula, Setor B. E no dia 08/05, das 8h às 12 horas, a campanha será na Casa do Idoso Mais Feliz de Itaipuaçu, na Rua São Martinho (Antiga Rua 27), Lote 22, Quadra 89, Jardim Atlântico.