Idosos inauguram o pré-Carnaval em Maricá

1993
Mulher-gato, Soldadinho de Chumbo, Mortícia Addams foram algumas das fantasias escolhidas pelos usuários da Casa do Idoso Mais Feliz

Fadas, princesas, bruxas, monstros, palhaços e até um soldadinho de chumbo. Essas foram algumas das fantasias encarnadas pelos usuários da Casa do Idoso Mais Feliz (Rua Clímaco Pereira, 269, Flamengo), que prestigiaram o baile pré-carnavalesco da última sexta-feira (21/02).

Tendas, mesas e cadeiras foram colocadas no entorno do espaço do baile, decorado com fitas metálicas coloridas e balões. Os convidados começaram a chegar no horário combinado, às 17h. Uma hora depois, o salão ‘fervia’ com a animação dos foliões, que pulavam e brincavam ao som das marchinhas carnavalescas. Um grupo de assistidos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) brincou o tempo todo, sob a supervisão da assistente Edna Silva.

Além da secretária municipal de Políticas para o Idoso, Lesirée Rejane, estiveram presentes o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Miguel Moraes; o secretário de Ambiente, Thiago de Paula; o de Trabalho e Emprego, Rosana Horta; o vereador Adeilton Diniz (Tatai); e o presidente da Câmara Legislativa Municipal, vereador Fabiano Horta, que adiantou: “O Carnaval maricaense é conhecido por sua animação e qualidade. Com a autoestima resgatada pelos projetos desta Casa, nossos idosos elevaram ainda mais o padrão de animação desse Carnaval”. Ao que a secretária Lesirée Rejane completou, afirmando que “a Casa do Idoso Mais Feliz é alegria e cidadania, não só no Carnaval, mas o ano todo”.

Alegria e samba no pé

Apresentaram-se, por sua vez, os músicos Ricardo Agura (teclado) e Roberta Tílio (voz), Ricardo Pop (violão e voz) e o carnavalesco Amarildo Moreno junto com o autor da Marcha da 3ª Idade Antônio Sérgio Salgado. O baile foi encerrado com as vozes de Jô Borges e Mirene Alves. Os músicos apresentaram marchinhas antigas ao pop, todos em ritmo de Carnaval. Foi tocado por diversas vezes, e acompanhado em coro, o samba-enredo “Verdes Olhos sobre o Mar, no Caminho Maricá”, que o G.R.E.S. Acadêmicos da Grande Rio apresentará no Carnaval este ano, cujo tema é Maricá.

Concurso de fantasias

O concurso de fantasias e a coroação do rei e rainha da 3ª Idade foram, como sempre, pontos altos do baile. Foram coroados Antônio Sérgio, 77 anos, como o Rei; e Regina Célia Pereira Gomes, 64 anos, como Rainha, foram coroados pela Corte de Momo de Maricá (Rei Momo João Bonfim, Rainha Marilda Jantorno e Princesa Helen Mendonça). A fantasia vencedora foi “O Soldadinho de Chumbo”, vestida por Francisco Chagas Barbosa, 68 anos, morador do Flamengo, aluno de Inglês e de hidroginástica na Casa do Centro. “Busco me entrosar e participar em tudo o que o idoso tem direito”, declarou.

Íris Aguino, 71 anos, servidora aposentada, compareceu de palhaço “Improviso”, atraindo a simpatia dos presentes. Com a fantasia “Carmem Miranda Estilizada”, Íris concorreu ao concurso de Melhor Fantasia, disputando com 16 concorrentes. Entre as fantasias que foram destaque está a de Sra. Adams (Mortícia), encarnada por Vera Barreto, 57 anos, moradora de Itaipuaçu e que frequenta a unidade local há três anos. “Faço hidroginástica, alongamento, pintura em tecido, dança do ventre e dança cigana. A Casa da 3ª Idade é meu segundo lar”, confessou.

Isolina Guimarães, 78 anos, desfilou com seu “Mandrake”. Moradora de Cordeirinho, a enfermeira aposentada é mãe de seis filhos, sete netos e seis bisnetos, é aluna de alongamento, tai-chi-chuan, inglês, dança do ventre, dança cigana e dança de salão na Casa do Idoso Mais Feliz do Centro. “Venho para cá, por conta das muitas atividades. Estou há oito meses na Casa, e adorando”, enfatizou.

“Mulher-Gato”, a fantasia da dona de casa Esmeralda da Costa, 51 anos, moradora de Ponta Negra, causou sensação. “Faço dança do ventre, dança cigana, tai-chi-chuan e kung-fu. Talvez por isto, minha agilidade e flexibilidade”, brincou, exibindo as garras postiças da personagem.

Serviço

O Bloco da 3ª Idade (Casa do Idoso Mais Feliz) sai às ruas na próxima sexta-feira (28/02), às 17h, quando se juntará ao Bloco do Trabalhador, percorrendo as principais vias do Centro e inaugurando o Carnaval de rua em Maricá.

Referência em todo o Estado do Rio em políticas públicas de atenção para a população idosa, a Casa do Idoso Mais Feliz oferece gratuitamente dezenas de atividades esportivas (natação, hidroginástica, tai-chi-chuan, alongamento, reiki), culturais (artesanato, teatro, música, canto, dança criativa, dança de salão, dança cigana, dança sênior), e sociais (cursos, palestras, estética, passeios, apresentações, confraternizações). Ao todo, 5.100 idosos estão cadastrados no programa. No município, há quatro unidades: Centro, Santa Paula, Itaipuaçu e São José do Imbassaí, além de seis núcleos nos bairros Bambuí, Marquês, Guaratiba, Spar e Inoã (Risca Faca e Bananal).