Portas abertas e visual novo no Espraiado

0
1350
Depois de asfaltada, estrada recebe nova sinalização
Quem for à primeira edição deste ano do projeto ‘Espraiado de Portas Abertas’, neste domingo (2/2), terá uma surpresa logo na entrada do bairro. A nova pavimentação da estrada principal, entre o quilômetro 38 da rodovia RJ-106 e a altura do condomínio Privilége Golf, recebeu sinalização horizontal com faixas laterais e outra central. O novo visual da via trouxe uma mudança significativa para a paisagem da região.
De acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, nos próximos dias a estrada vai receber também placas de sinalização vertical. Três obstáculos chamados de ‘quebra-molas’ foram instalados nesse primeiro trecho. “Está todo mundo muito feliz com a estrada nova. Creio que as pessoas não esperavam mais por isso”, comemorou o agente de saúde Diego Amparo, morador da área desde que nasceu, há 22 anos.
No trecho que fica depois do condomínio, o leito já está sendo preparado para receber asfalto até a pequena ponte que fica próxima à Escola Municipal Espraiado e que recentemente ficou danificada após um acidente. A peça será substituída por uma nova estrutura, que deverá ficar pronta em aproximadamente três meses e será semelhante a que foi colocada no Bosque Fundo, em Inoã, só que um pouco menor, com vigas de cerca de 15 metros de extensão. Operários da empresa responsável pela construção – a mesma que ergueu a ponte em Inoã e a da Barra – já começaram a preparar as cabeceiras que vão sustentar a estrutura. Os trechos cujo piso é composto de paralelepípedos ficarão como estão.
Evento – O clima de folia vai chegar mais cedo em Maricá, abrindo a temporada 2014 do projeto “Espraiado de Portas Abertas”, que tem o apoio da Secretaria de Turismo de Maricá. Para animar o público, o evento terá, entre outras atrações, nove pontos ao longo da estrada do Espraiado terão apresentações do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, todos voltados para o carnaval e com direito a um delicioso cozido feito nos restaurantes da região.
À tarde, o tradicional bloco “Pé na Jaca” vai arrastar os primeiros foliões de 2014 pelas ruas do bairro. Outra novidade nesta edição será a participação do projeto “Pedala, Maricá”, que está percorrendo diversos circuitos ciclísticos pela cidade, além da realização do circuito ecológico de caminhada.