Assistência Social promove mutirão de serviços em aldeia indígena

Assistência Social promove mutirão de serviços em aldeia indígena

A comunidade indígena Tekoa Ka’aguy Hovy Porã, também conhecida como ‘Semente’ – instalada na região de restinga entre Itaipuaçu e São José de Imbassaí – recebeu nesta terça-feira (28/1) mais uma ação da Prefeitura de Maricá. Num mutirão de serviços gratuitos, a secretaria de Assistência Social promoveu esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis e ofereceu serviços como corte de cabelo e unhas para mulheres e crianças.

No dia anterior, a secretaria acompanhou a visita de uma equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai) aos 67 integrantes da aldeia. O grupo pediu apoio do órgão municipal para solicitar à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) o fornecimento semanal de um carro pipa para abastecer os índios, que relataram estar tendo problemas com a água que retiram de um poço local. A empresa se comprometeu a dar uma posição sobre o caso nos próximos dias.

“A equipe da Funai ficou bastante satisfeita com a atenção que estamos dedicando à aldeia instalada no município, e os próprios índios se disseram felizes com a nossa assistência”, relatou a secretária Laura Maria Vieira.

Em dezembro, outra grande ação da Prefeitura, mas comandada pela secretaria municipal de Saúde, levou assistência médica aos índios da mesma aldeia. Tendas foram montadas entre as ocas erguidas na área da reserva e os serviços incluíram saúde bucal, do idoso e da mulher, além de educação preventiva em saúde para crianças e orientações sobre saúde mental, glicemia, hanseníase e vigilância ambiental.