Seminário da Saúde inicia elaboração de Plano Municipal 2014-2017 para o setor

Nessa sexta-feira (18/10), profissionais de todas as áreas da secretaria de Saúde de Maricá reuniram-se no salão da 1ª Igreja Batista de Maricá, no Centro, para dar início à elaboração do Plano Municipal de Saúde 2014/2017 e Programação Anual da Saúde 2014. Nos documentos, previstos para serem concluídos até 30 de outubro e apresentados ao Conselho Municipal de Saúde em reunião de 31 do mesmo mês, vão constar todos os compromissos prioritários do governo para o setor e ações a serem desenvolvidas pela Saúde.

A secretária Janete Valladão destacou a inédita participação dos profissionais na elaboração técnica e financeira da Programação Anual da Saúde. “Nunca houve essa construção coletiva desse planejamento, inclusive com a participação efetiva do planejamento financeiro e orçamentário. Os Planos de Saúde sempre foram elaborados em gabinetes. Essa é uma política do atual governo”, enfatizou.

No I Seminário, realizado em abril de 2013, foram apresentadas e avaliadas as ações desenvolvidas no 1º trimestre do ano. Durante esse segundo encontro, as chefias, os coordenadores e demais servidores da secretaria puderam opinar e expor as ações programadas em cada setor, que foram transformadas em indicadores e ações secundárias a serem inseridas no Plano Municipal da Saúde.

Estiveram presentes ao cerca de 350 servidores da Saúde. Uma das representantes dos  usuários no Conselho Municipal de Saúde, oficialmente convidado a participar do evento, a professora Ana Jandre aprovou a iniciativa. “Ela legitima a nossa função na vida, que é servir ao próximo”, definiu. Nesse caso, por meio da participação. “A ideia é ótima”, avaliou.