Prefeitura planeja concurso para contratação de agentes comunitários para a Saúde

Em encontro que reuniu nessa terça-feira (10/9) 115 agentes comunitários de saúde do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Maricá, o prefeito Washington Quaquá anunciou que vai investir na atuação integrada entre as secretarias que têm afinidade com o trabalho da Saúde, como a Assistência Social, numa estratégia abrangente de combate à pobreza. O Prefeito também antecipou que vai promover um processo público seletivo para novos agentes de saúde.
"Estamos estruturando todo o trabalho da prefeitura, ocupando o território e trazendo o governo para o bairro, a rua e a cas das pessoas", explicou o prefeito. Ainda segundo Washington Quaquá, para efeito desse trabalho a cidade será dividida em 34 regiões/bairros. "Vamos gerenciar o trabalho dos agentes comunitários de saúde, agentes de endemia e agentes de participação popular em cada bairro. Saúde, Assistência Social, formação profissional, enfim, todos os serviços públicos vão chegar na casa de todos os cidadãos. A prefeitura está cada vez mais perto do povo", completou o prefeito.
A seleção pública cumprirá as exigências legais e atenderá as demandas da área da Saúde Preventiva, já que os agentes atuam em visitas domiciliares nos bairros que têm a cobertura do programa Saúde da Família. “Vamos preparar os atuais agentes para as provas do concurso, a fim de aproveitarmos ao máximo quem já atua na cidade”, informou a secretária municipal de Saúde, Janete Valadão.
O vice-prefeito Marcos Ribeiro, que também acompanhou o encontro, destacou o papel que “políticas públicas integradas na promoção da saúde” podem desempenhar na melhoria da qualidade de vida da população. Participaram ainda da reunião o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Miguel Moraes, e a subsecretária de Atenção à Saúde, Claudia Rogeria dos Santos, a quem estão subordinados os agentes e as coordenadorias dos programas, bem como as equipes das vigilâncias que fazem parte da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde.