Jogos Estudantis: C. E. Iara Queiroz da Silva vence handebol feminino para alunas de 14 a 16 anos

2028
Equipe vencedora do handebol feminino categoria C

Em disputa pelos Jogos Estudantis 2013, o Centro Educacional Iara Queiroz da Silva (CEIQS) conquistou nesta terça-feira (10/09) o troféu de melhor equipe de Handebol categoria feminina para alunas de 14 a 16 anos (categoria C). Com placar de seis a dois, o troféu foi garantido com a vitória contra a equipe da Escola Municipal João Bezerra da Silva. Os jogos foram realizados no Complexo Esportivo Municipal Leonel de Moura Brizola.

Sem perder nenhum dos quatro jogos disputados, a equipe de handebol feminino do CEIQS considera a união entre as jogadoras como o elemento principal para o sucesso na competição. Para a capitã e a camisa 10 do time, Vitória Maria Alvares Ferreira e Silva, de 15 anos, mais importante que vencer é participar da competição. “O mais legal é ter trocado experiências com outras escolas. O resultado foi consequência do nosso treinamento e da união da equipe”, destacou a capitã, que pretende seguir carreira na área de esportes, mas no futebol de campo.

Já a aluna do 2º ano do ensino médio do CEIQS, Ana Carolina Balthazar, de 16 anos, disse que sempre teve o interesse em participar da competição, mas ainda não tinha surgido a oportunidade. “Eu era aluna de outra escola (Cenecista) e lá todo mundo comentava sobre os jogos. Agora, pude participar e adorei. Pena que, no próximo ano, não terei mais idade para fazer parte da equipe”, destacou Ana Carolina.

Já a aluna do 1º ano do CEIQS, Karolina Freitas de Oliveira, de 16 anos, nem imaginava integrar a equipe de handebol. “Não queria participar porque estava com muita vergonha. Mas, minhas amigas insistiram então comecei a treinar e hoje não me arrependo. Foi uma emoção especial”, declarou Karol.

Responsável pelo treinamento da equipe, o professor de Educação Física, Fernando Amaral, falou da importância de estimular nos alunos o espírito esportivo. “Os jogos permitem a interação e socialização entre diversas escolas, estimulando valores como ética e respeito e isso é fundamental para melhorar o entrosamento dos alunos”, salientou o professor, que reuniu cerca de 50 alunos para participar da competição nas modalidades handebol masculino e feminino categoria C, futsal masculino e feminino categoria C, natação masculino categoria A e futebol society masculino categoria C.

Programação
A programação dos jogos vai até a próxima sexta-feira (13/09). Amanhã, 11/09, serão realizados os jogos de handebol masculino categoria C; no dia 12/09 (quinta-feira), voleibol e, encerrando a competição, no dia 13/09, disputados os jogos de futsal masculino categoria C (dos 14 aos 16 anos). As competições são realizadas a partir das 9h, no Complexo Esportivo Municipal Leonel de Moura Brizola. Este ano, a competição conta com a participação de 21 escolas municipais, sete particulares e quatro unidades estaduais.