Secretaria de Saúde capacita profissionais comunitários na área da saúde mental

A secretaria municipal de Saúde realizou na última quarta-feira (28/08) um curso de capacitação na área da Saúde Mental para agentes comunitários (ACS) e profissionais de diversos programas da Atenção Básica. O encontro foi realizado na Universidade Severino Sombra.

Ao todo, 74 profissionais participaram do encontro, que durou 04 horas e que tem como objetivo garantir um atendimento de qualidade ao portador de sofrimento mental que procure as unidades de apoio existentes na rede municipal.

Os participantes aprenderam os fundamentos das ações na área da saúde mental, como a importância da mobilização familiar. O curso foi ministrado pelo coordenador do Programa de Saúde Mental de Maricá, Luiz Otávio.

“Nossa intenção é qualificar todos os agentes comunitários para eles avaliarem, logo no início de cada atendimento, qualquer tipo de transtorno mental nos pacientes assistidos nos postos de saúde ou até nas residências que venham visitar no futuro.”

A secretaria de Saúde informou que, em razão do sucesso das aulas de capacitação, estuda a ampliação do curso. O intuito é ampliar a carga horária para um formato com pelo menos 60 horas de aulas.