Projeto Guarda Mirim de Maricá inicia turma na quarta-feira

Edição da "Guarda Mirim" vai beneficiar 30 alunos das escolas municipais Professor Ataliba de Macedo Domingues e Marquês de Maricá

Na próxima quarta-feira (04/09), a prefeitura inicia a formação de mais 30 guardas mirins de Maricá. Desenvolvido pela secretaria municipal de Segurança em parceria com a pasta de Educação, o projeto vai beneficiar nesta edição alunos das escolas municipais Professor Ataliba de Macedo Domingues e Marquês de Maricá, ambas em Itaipuaçu. As aulas serão realizadas em duas etapas: das 8h às 12h (Ataliba) e das 13h às 17h (Marquês).

No primeiro dia, os alunos, com idades entre 9 a 12 anos, vão conhecer a estrutura da Guarda Municipal, desde o trabalho administrativo às atividades nas ruas. O curso tem duração de quatro meses e as atividades serão realizadas no contraturno escolar.

Segundo a coordenadora Janaína dos Santos, as vagas foram preenchidas na última terça-feira (27/08), quando foi realizada uma abertura do projeto com a presença dos pais, alunos e representantes da Guarda Municipal nas escolas participantes. O projeto “Guarda Mirim” é realizado duas vezes por ano e em cada semestre duas escolas municipais são selecionadas.

Além das principais orientações sobre o trabalho dos guardas municipais, os estudantes aprendem noções de cidadania, educação ambiental, prevenção às drogas, higiene e economia doméstica e participam de visitas guiadas a pontos turísticos e prédios públicos da cidade. Entre as atividades práticas, está programada a ida dos alunos às ruas para que eles desempenhem funções como auxiliar pedestres na travessia de vias, orientar motoristas e motociclistas sobre a utilização de cinto de segurança e do capacete, além de monitorar o trânsito de veículos.