Prefeitura de Maricá assina contrato para projeto de aquário idealizado por Niemeyer

1983
Projeto do complexo que engloba o aquário municipal, anfiteatro, uma central de ensino profissionalizante para pescadores

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o superintendente do Instituto Social Oscar Niemeyer de Projetos e Pesquisas, João Batista de Morais Júnior, assinaram, nesta segunda-feira (19/08), o contrato entre o município e o escritório do arquiteto para a elaboração do projeto básico de um dos últimos desenhos da carreira do gênio da arquitetura, que morreu em dezembro de 2012: trata-se do complexo que engloba o futuro aquário municipal, um mirante com vista panorâmica para a cidade, uma central de ensino profissionalizante para atividades pesqueiras e um anfiteatro popular com capacidade para 800 pessoas. A área escolhida para abrigar o conjunto fica em Barra de Maricá. Em um gesto que reforça o simbolismo da assinatura, a cerimônia de hoje ocorreu na casa de Darcy Ribeiro, na praia de Cordeirinho. A casa, cujo desenho lembra um sol, foi projetada por Oscar Niemeyer para o escritor, antropólogo, senador e grande amigo.

O prefeito Washington Quaquá ressaltou a importância estratégica do projeto para a cidade, cujos contornos arredondados e sinuosos trazem a assinatura de Niemeyer. “Com esse complexo, Maricá deixa de ser um município de veraneio e ganha status de cidade turística”, destacou, lembrando a relação histórica da família Niemeyer com a cidade.  "Oscar Niemeyer é de família originária de Maricá. Seu avô, Ribeiro de Almeida, dá nome a uma das principais ruas da cidade", declarou o prefeito.

Pelo contrato, no valor de R$ 2,4 milhões, o escritório tem um prazo de até sete meses para completar o estudo – que engloba todas as plantas estruturais, projeto legal e projeto de urbanismo – após o qual a Prefeitura poderá dar início à fase de construção física da estrutura. “Após a entrega pelo instituto, daremos início à licitação para execução das obras”, afirmou o secretário-executivo da Prefeitura, Márcio Leite, lembrando que o objetivo do prefeito é iniciar as obras já no início do próximo ano. Na segunda etapa, o plano da Prefeitura é o de buscar, junto a grandes empresas vinculadas à cidade, como a Petrobras, recursos em regime de co-financiamento para a implantação do projeto. “A obra pode entrar como contrapartida de impacto ambiental, uma exigência nossa para que esses grandes projetos obtenham o licenciamento no que diz respeito ao município”, define o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Rosangela Zeidan, e dos secretários Márcio Leite e Roberto Santiago, este da Fazenda.

De acordo com a concepção de Oscar Niemeyer, o aquário vai abrigar espécies marinhas e funcionará acoplado ao mirante e ao anfiteatro – este com possibilidade de ampliação da capacidade, já que o desenho prevê paredes móveis que poderão ser deslocadas.  João Batista de Morais Júnior considera vital a implantação do centro de ensino profissionalizante para pescadores artesanais, o que agrega a característica social tão presente nas obras de Oscar Niemeyer. “Nesse espaço serão oferecidas oportunidades de aprendizagem de novas técnicas de fabricação de materiais, assim como a formação de banco de empregos e cooperativas de produção e de crédito para impulsionar o desenvolvimento do setor pesqueiro e proteger o pescador nativo”, ressaltou.